Hidratação

O calor está chegando e nesta época é grande a preocupação com a hidratação de todos nós.

Nosso organismo é composto por cerca de 80% de água. Sendo assim, precisamos estar renovando esta molécula com a ingestão de líquidos saudáveis ao longo do nosso dia. Por meio da água, nosso corpo consegue realizar as funções metabólicas com qualidade.

Quando a hidratação é feita de forma errada, seja para menos ou mais, temos sintomas, que podem ser graves. A desidratação é caracterizada por dores de cabeça, cansaço, dificuldade de raciocínio e memória, náuseas, podendo levar em casos extremos a desmaios e, mais gravemente, ao choque (condição em que a pressão arterial cai e o sangue não consegue oxigenar o organismo suficientemente). Já a hiper-hidratação, ou seja, excesso de ingestão hídrica, pode levar até mesmo ao coma pela diluição excessiva do sangue. Cuidado para não se afogar com consumos excessivos. Tudo na vida em excesso faz mal, inclusive a água.

Dessa forma, a busca por correta hidratação se faz necessária. O cálculo da quantidade de água é bem simples para adultos: em média, 30mL para cada quilograma de peso do paciente por dia. Desse modo, uma pessoa de 70kg necessitará de 2.100mL de água em 24horas.

Algumas condições, como atividade física, aumentam a transpiração, elevam a necessidade hídrica, sendo necessário um aporte maior de água. Geralmente, para cada hora de atividade física intensa, há necessidade de 1 litro de água a mais.

A maneira mais correta e saudável de se hidratar é com a ingestão de água pura. Podendo ser considerado os sucos de frutas e a água côco, bem como as bebidas isotônicas encontradas facilmente em supermercados.

Como está sua ingestão de água? Faça seu cálculo e não deixe de ingerir essa substância que é a mais importante para a existência biológica da vida.

Roger Bongestab

Médico Cirurgião Geral e Nutrólogo (CRM-ES:9827, RQE:7324 / 7889).

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!