História do Seminário – De 1984 até os dias atuais

29 abril, 2021

Instituições de Ministérios no ano de 2019.

Prosseguindo a série de publicações sobre a história de nossa Casa de Formação, que completa em 2021, 70 anos de existência, trazemos hoje sobre o crescimento do Seminário até os dias atuais. Confira abaixo:

O Seminário Maior

Em 1984, após a morte de Dom João Batista, assumiu como Arcebispo da Igreja Particular de Vitória Dom Silvestre Luiz Scandian, svd, oficialmente cria o Seminário Nossa Senhora da Penha como Seminário Maior e, em 1995, a Casa Bom Pastor (Propedêutico), que ganhou morada definitiva em 2015, no governo de Dom Luiz Mancilha Vilela que, como os demais bispos, manteve-se zeloso e presente.

Muitos foram os que se dedicaram à construção de patrimônio histórico e espiritual, de modo que, é difícil nomear a todos leigos, religiosos, sacerdotes e bispos que, direta e indiretamente, contribuíram com o Seminário Arquidiocesano. Alguns passaram e passarão por essa história anonimamente – aos homens-, mas todos, certamente, foram e serão reconhecidos e recompensados, pelo Senhor Misericordioso, por sua caridade à Igreja e ao povo de Deus.

Como se sabe, o mar tocava o terreno onde se encontra o Seminário, não havia prédios ao redor e, diariamente, à noite, os seminaristas voltados para o Convento da Penha, cantavam diante do antigo casarão um hino em honra à Padroeira do Estado e finalizavam suas atividades. Hoje, já não há casarão, nem se pode ver o mar, nem mesmo o Convento da Penha. Contudo, diante da bela história desta Casa de Formação, sem dúvida, a Virgem Maria, do alto da pedra, continua a velar com amor de Mãe aos seus filhos seminaristas, derramando um mar de graças vindas de seu Filho Jesus Cristo!

Que todo o povo de Deus veja nessa história o cuidado de Deus para conosco e a proteção da Senhora das Alegrias sobre todo nosso Estado, detentor de um povo alegre e de fé, uma Igreja Viva e impulsionada pela força dinâmica do Espírito Santo.

______________________________________

Padre Arthur Juliatti dos Santos e alguns seminaristas em aula no antigo IFATV. O primeiro a esquerda, Dauri Batisti, é padre do clero arquidiocesano e ao seu lado, Edvalter Andrade, atualmente é bispo de Floriano, no Piauí.

 

Inauguração do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese (atual Interdiocesano), em 23 de fevereiro de 1985, com a presença do Núncio Apostólico Dom Carlo Furno e Dom Silvestre Scandian.

 

Celebração pelos Amigos do Seminário em 2012, presidida pelo Padre Adenilson Schimit (então reitor na época).

 

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, no tricentenário de sua aparição, em julho de 2016.

 

Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito, com os seminaristas durante o encerramento do I Congresso Eucarístico Arquidiocesano, em 08 de setembro de 2018.

 

Celebração festiva do 76º aniversário de Dom Luiz no Seminário, em 11 de maio de 2018.

 

Registro da primeira visita de Dom Dario Campos, como arcebispo eleito de Vitória, ao Seminário Arquidiocesano, em 21 de novembro de 2018.

 

Encerramento do retiro espiritual anual, conduzido pelo Padre Hadeleon Santana, em fevereiro de 2021.

 

Comunidade formativa do Propedêutico 2021.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por