História do Seminário – Fundação

15 abril, 2021

Dom Luiz Scortegagna com Monsenhor João Batista da Motta e Albuquerque, então reitor do Seminário São José da Arquidiocese do Rio, durante as solenidades da Fundação, aos 04 de abril de 1951.

Neste ano de 2021 comemoramos 70 anos de existência do Nosso Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, o que é para nós um motivo de grande alegria! Com o intuito de partilhar dessa alegria, queremos trazer ao conhecimento de todos um pouco mais desses 70 anos de história de nossa Casa de Formação.

Por isso, hoje damos início a uma séria de publicações semanais que buscarão contar um pouco mais dessa bela história, tornando nosso Seminário cada vez mais conhecido. E nesta primeira publicação, trazemos um breve relato a respeito da fundação de nosso Seminário.

A fundação do Seminário Menor

Aos quatros dias do quarto mês do ano de 1951, na belíssima chácara no alto da montanha da Praia de Santa Helena, reuniu-se uma multidão que se espremia para assistir ao momento histórico da Diocese de Vitória: a inauguração do Seminário Menor Nossa Senhora da Penha!

Achegavam-se os colaboradores da OVS (Obra das Vocações Sacerdotais), que auxiliaram com preces e ajuda material na arrecadação da quantia necessária para a aquisição do terreno pertencente aos senhores Konsciusko e Aristóbulo Barbosa Leão, também ali presentes. Antes de todos, porém, chegara o Bispo Dom Luiz Scortegagna, que estava ansioso por este grande dia. A luz do sol irradiava alegria, como que festejando com a Igreja espírito-santense, essa graça de Deus.

A emoção era percebida no semblante dos fieis e do clero diocesano que participou da Missa Solene de fundação do Seminário, sobretudo, nas feições do Senhor Bispo, especialmente quando, ao final da Celebração, viu chegar o então Monsenhor João Batista da Mota e Albuquerque, reitor do Seminário Maior São José do Rio de Janeiro, representando o Cardeal Jaime de Barros Câmara.

Como forma de agradecer o empenho e a dedicação do Padre Franz Victor Rúdio, diretor da OVS, este foi feito primeiro Reitor do Seminário no mesmo ato, por meio da ata manuscrita lavrada pelo Padre Acácio Valentim de Morais, que viria a ser seu sucessor no ano seguinte, permanecendo nesse ofício por longos 12 (doze) anos.

Alguns registros a seguir nos mostram um poucos mais destes que foram os primeiros anos de nosso Seminário:

Com a criação da Província Eclesiástica do Espírito Santo, despedida dos sacerdotes da futura Diocese de Cachoeiro, no Seminário, em 1959.

 

Encontro e confraternização dos seminaristas da Arquidiocese em Baixo Guandú, no ano de 1963. Na foto, encontram-se Dom Geraldo Lyrio Rocha e Monsenhor Arnóbio Passos Cruz.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por