História do Seminário – Primeiros Frutos

22 abril, 2021

Encontro e confraternização dos seminaristas da Arquidiocese em Baixo Guandú, no ano de 1963. Na foto, encontram-se Dom Geraldo Lyrio Rocha e Monsenhor Arnóbio Passos Cruz.

Dando continuidade à série de publicações acerca da história de nosso Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, trazemos hoje mais um breve relato do desenvolvimento da formação nesta Casa, desde os estudos do “primeiro grau” até o ensino superior e a ordenação dos primeiros seminaristas frutos deste Seminário.

Estudos superiores e primeiros frutos

Naquele tempo, os seminaristas menores que estudavam as séries iniciais do ensino fundamental, 1º grau, tinham que completar sua formação no Seminário Menor de Mariana (MG). Somente nove anos depois de sua inauguração, a primeira turma foi enviada para a formação dos ensinos superiores no Seminário da Arquidiocese de Belo Horizonte, sob o governo de Dom João Batista da Mota e Albuquerque.

Mesmo diante de muitas dificuldades, não faltou a Providência Divina, que garantiu a subsistência dos seminaristas que, com dedicação e com o apreço do povo, eram enviados às Minas Gerais para estudarem Filosofia e Teologia. Dentre as grandes mudanças que acompanharam a história da casa de formação, podemos recordar da sua passagem pelo município de Viana, na Fazenda São José, bem como pelo Orfanato Cristo Rei – atual Cúria Metropolitana – no Centro Vitória, no ano de 1969.

Ventos e tempestades não puderam abalar essa árvore frondosa no jardim da Igreja. Eis, pois que, desde seus primeiros frutos (Pe. Rubens Duque, Mons. Adwalter Carnielli, Côn. José Ayrola Barcelos, Côn. Maurício de Matos Pereira, Mons. Arnóbio Passos Cruz), o Seminário nunca mais deixou de florescer e frutificar em vocações. Também não foram poucos os que semearam e trabalharam nessa seara. Destaque-se o empenho de Pe. Geraldo Lyrio Rocha, futuro Bispo de Colatina e- e posteriormente, Arcebispo de Mariana-, para que o Seminário estivesse em pleno funcionamento, mesmo num período de escassez de vocações.

Abaixo seguem algumas fotos históricas da atuação de Dom Geraldo Lyrio, fruto de nosso Seminário Arquidiocesano, aqui em Vitória:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook