Hoje tem Romaria das Famílias

10 abril, 2021

Pelo segundo ano consecutivo acontece a partir das 19h de hoje (10) – dentro da programação da Festa da Penha 2021 – a Romaria das Famílias: um momento em que a imagem de Nossa Senhora da Penha vai percorrer ruas dos municípios de Vitória e Vila Velha “visitando” e abençoando os fiéis em suas casas. O evento acontece no mesmo dia em que seria realizada a tradicional Romaria dos Homens que arrastava multidões aos pés da casa da mãe desde 1955 e devido a pandemia de Covid-19 não pode acontecer em 2020 e novamente neste ano.

Frei Pedro Oliveira, ecônomo do Convento da Penha, adianta que a Romaria das Famílias vai acontecer nos mesmos moldes do ano passado. Não haverá a divulgação antecipada do local onde a imagem vai sair e nem o seu trajeto para evitar aglomerações de pessoas. Um carro do corpo de bombeiros será utilizado para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Penha. “Continuamos insistindo para as pessoas ficarem em casa. Se reúnam em seu grupo familiar, rezem e acompanhe a romaria pelas redes sociais. As muitas pessoas já estão atentas e ligadas nos canais de comunicação e este ano vai bombar”, afirma Frei Pedro.

O religioso também destaca que o sentido desta romaria é o da mãe que vai visitar seus filhos para dizer a estes filhos que eles não estão esquecidos e não apenas aos que terão a oportunidade de ter a imagem passando em sua rua, mas todos que vão acompanhar pelas redes sociais e pelos meios de comunicação: “a mãe carinhosamente descerá à sua casa para visitar os lares de seus filhos e filhas amados”.

Neste momento em que o Brasil vive o pior momento da pandemia, onde vários estados não têm leitos disponíveis para internação e as estatísticas batem recordes de mortos e casos confirmados de Covid-19, frei Pedro deixa um pedido e uma mensagem de esperança a todos os fiéis. Na última quinta-feira (08) um dos frades do Convento da Penha, frei Luiz Flavio Loureiro, faleceu vítima de complicações da Covid.

“Nos cuidemos com o uso de máscara, álcool gel, mantendo o distanciamento. Este cuidado que temos que reforçar para conosco e assim cuidamos do outro irmão. Mesmo vacinados temos que continuar nos cuidando para que de fato essa pandemia termine e as pessoas possam voltar a sorrir com os lábios. Hoje tivemos que aprender a sorrir com o olhar e de fato esse é o tema da Festa da Penha 2021: ’Vosso olhar a nós volvei’. No fundo pedimos que o olhar terno da mãe de Deus nos ensine a sorrir com o olhar assim como ela sorriu ao ver seu filho Jesus nascer”.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por