Os Homens do Terço da Arquidiocese de Vitória reuniram-se hoje na Catedral de Vitória para o 3ºEncontro Arquidiocesano, no contexto dos festejos da padroeira, Nossa Senhora da Vitória. Uma junção de iniciativas que abrilhantaram este 4º dia do oitavário: o 3ºEncontro, a devoção do 1° sábado do mês e o 4° dia do oitavário.
No início pe. Renato Criste fez a acolhida aos Homens do Terço, aqueles que se encontravam presentes e aqueles que acompanharam pela internet, pois pelo segundo ano o encontro aconteceu de forma híbrida, isto é, presencial e pela internet. Na sequência o coordenador estadual e também coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, Jamilson Guerini agradeceu as participações, pediu atenção aos necessitados que podem estar entre os grupos do Terço e apresentou dados atualizados dizendo que temos entre 227 a 250 grupos do Terço e a participação de 4.622 a 5.000 homens que rezam semanalmente o terço.
Jamilson apresentou o novo coordenador estadual, Glayson Lozer, eleito para assumir a coordenação a partir de novembro e na sequência, pe. Adenilson Schmidt, diretor espiritual arquidiocesano, fez uma palestra sobre a Carta do Papa Francisco sobre São José.
Para Jamilson o”3º°ncontro é uma bênção e também ‘uma sacudida’ nos homens que, por conta da pandemia, deixaram de participar presencialmente do terço semanal. Os homens estão voltando e este encontro vai nos ajudar a retomar”, disse.
Para Glayson o desafio para o próximo biénio é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, coordenar a agenda e o calendário em todos o estado como vem sendo feito. O desafio é trazer os homens que se afastaram do movimento nestes tempos de pandemia e chegar a todas as 3.541 comunidades católicas no Estado propondo o Movimento onde ainda não existe. “oO homem que caminha junto com Nossa Senhora, é menos uma família destruída, menos uma mulher violentada, mais filhos inspirados nos pais, uma família mais honesta e uma sociedade mais justa”, disse Glayson.