O 2º Encontro do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória aconteceu hoje na Catedral às 16h.
Representantes dos 246 grupos existentes na Arquidiocese se fizeram presentes, número restrito porque a coordenação optou por não fazer apenas com a presença de representantes evitando aglomeração.
Foram 3 momentos seguidos para alimentar e fortalecer a fé dos participantes: palestra de frei Paulo Roberto, guardião do Convento da Penha, a reza do terço com a participação de cada um dos presentes e a celebração da missa.
Frei Paulo fez uma correlação com a ideia de que os homens do terço são chamados a ser sinal numa sociedade que carente de sinais, mas que o sinal precisa apontar para o alto. Para isso utilizou imagens: a construção da Catedral, que completa 100 anos do início das obras e, aponta para o alto; a devoção mariana do terço dos homens que tem Nossa Senhora da Vitória como padroeira da Arquidiocese e Nossa Senhora da Penha também lá no alto do Convento, como padroeira do Estado e as Avé Marias, uma hino cristológico que aponta para a cruz que nos lembra as duas dimensões da vida cristã: olhar para o alto (Deus) e para os irmãos.
Depois frei Paulo falou da simplicidade da oração do terço que nos torna comprometidos com a realidade.
O terço foi rezado em revezamento uma Ave Maria por cada participante e para finalizar a tarde a missa que foi presidida por padre Altamiro Domingos da Silva. O Encontro Arquidiocesano está inserido nas comemorações da Festa de Nossa Senhora da Vitória.