Homens que rezam

25 agosto, 2020

O quarto domingo de agosto, lembra e valoriza todos os ministérios e serviços de leigos e leigas na Igreja. O terço dos homens é um dos movimentos que agrega em especial os homens na Igreja.

O terço dos homens surgiu no Brasil, na cidade de Itambé no Sergipe, há 86 anos, através da iniciativa dos adeptos do Movimento “Maria Três Vezes Admirável de Shöenstatt”, também conhecido como “Mãe Rainha”.

Na arquidiocese de Vitória ele chegou no ano de 2001, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro de Jardim da Penha, através de um jovem chamado Antônio Zoon. Depois de uma viagem a Israel, Antônio regressou ao estado, inquieto em fazer alguma coisa específica para os homens dentro da Igreja. Fazia suas orações, pedindo a Deus que o iluminasse como poderia proceder. Teve conhecimento do terço dos homens e assim implantou na comunidade em Jardim da Penha. Depois de um ano de terço na Paróquia São Francisco de Assis, o grupo começou a dar frutos. Novos terços forma surgindo em outros bairros. Surgiu o terço na Praia do Suá, depois Praia da Costa, Jardim Limoeiro, Serra e assim foi crescendo.

Hoje na Arquidiocese de Vitória são 246 grupos de terço dos homens.

“Por ser um terço só de homem é uma forma de fazer com que possamos nos sentir mais à vontade. O homem as vezes fica acanhado, quando a esposa está do lado, e quando está num ambiente que tem outros homens ele se sente mais livre”, relata Jarbas Christo, relações públicas da coordenação estadual do terço dos homens.

O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões.

“O grande propósito dos homens no terço, é trazer o homem para a igreja, e criar conversão. O homem se converte no segmento da igreja. Precisamos colocar o homem dentro da igreja”, comenta Jarbas.

O Papa São João Paulo II em sua Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” publicada em 16 de outubro de 2002, nos ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. “A oração constante do Rosário traz inúmeros benefícios para o fiel, que alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mãos da Mãe do Redentor”.

Pandemia

Com a chegada da Pandemia da Covid-19, houve a necessidade do distanciamento social e a realidade de fechamento das igrejas, sendo assim necessário parar os encontros presenciais.

“No início ficou todo mundo quieto, cada um no seu canto. Quando se percebeu que a pandemia não passaria rápido logo foram surgindo iniciativas para que os encontros pudessem acontecer, alguns grupos criaram um aplicativo para poder fazer o terço on-line. Aqui em Jardim da Penha toda terça feira, que já é o dia de reunião do grupo, nós nos reunimos on-line. Rezamos o terço e conversamos, sem deixar que a pandemia atrapalhe a nossa fé”, relata Jarbas.

Os Encontros Estaduais do Terço dos Homens realizado no Convento da Penha, esse ano também precisou se adaptar por conta da pandemia.

“Nesse ano por conta da pandemia fizemos o encontro de uma forma totalmente diferente e para nós ousada. No primeiro momento pensamos em fazer o encontro on-line, mas depois veio a ideia de ser feito estilo drive in. Foi autorizado a entrada de 50 carros no Campinho do Convento com duas pessoas dentro. Foi um encontro fantástico, emocionante, bem diferente de todos os anos”, vibra Jarbas com o encontro realizado em plena Pandemia.

O último encontro presencial no ano de 2019, estiveram presentes 6000 homens.

Equipe de Coordenação Estadual

A equipe de Coordenação Estadual é formada por quatro pilares: Coordenador, Vice coordenador, Relações Pública e o Tesoureiro.

Hoje as pessoas que respondem por esses serviços são:

Jamilson Guerini – Coordenador

Antonio Cesar de Andrade – Vice coordenador

Jarbas Christo – Relações Pública da Coordenação Estadual

Sylvio Lavor – Tesoureiro

Leia também:

https://www.aves.org.br/noticias/TOJnMqe7KfIDfGrNdBY8

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 25 outubro
quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por