31 de outubro

Dom Ângelo Mezzari, arcebispo de Vitória, apontou dois pontos para reflexão, a partir das leituras de hoje. “Os dois pensamentos, a partir do Evangelho e também da leitura, que poderíamos fazer hoje: 1. Jesus continua exercendo o seu ministério, normalmente. 2. O seu confronto, o conflito e as dificuldades nos encontros com os fariseus, sobretudo a prática rígida da lei, como sabemos. 

Jesus, no exercício daquela que é a sua missão, como Messias e Filho de Deus, vai rompendo um pouco essa rigidez que levava à exclusão de muitos irmãos e irmãs. 

Então Jesus, pouco a pouco, vai mostrando à multidão, mas também aos fariseus, aos saduceus, que conheciam bem e profundamente a lei e a Sagrada Escritura, que a sua presença era uma presença que libertava, que curava, que trazia uma vida nova. 

E essa é a presença da igreja. E é justamente essa compreensão rígida, muito moralista e excludente da religião que tinha se tornado a religião judaica, que Paulo, na carta aos romanos, usa uma daquelas expressões que a gente diz, parece que diz para nós”. Escute a homilia.