1ª Tm 4,12-16 | Sl 110 | Lc 7, 36-50
“Como é importante saber acolher”?
“Como é gostoso ser bem acolhido no lugar onde a gente chega”!
Essa frases foram expressas por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, na homilia de hoje. Acolher é a palavra-chave para traduzir a proposta da liturgia deste dia. Dom Dario disse que “o acolhimento é um procedimento fundamental para que a Palavra de Deus seja colocada em prática”, e deu como exemplo o jeito como São Paulo preparou o jovem Timóteo para a missão e a forma como a pecadora confiou no acolhimento de Jesus, narrações da primeira leitura e do Evangelho.
Para Timóteo, o instrutor São Paulo faz recomendações que facilitarão sua acolhida: 1. Procurar ser modelo da Palavra. 2. Ter boa conduta. 3. Dedicar-se aos estudos. 4. Dedicar-se e animar as comunidades.
No Evangelho Jesus aponta outra realidade ao apresentar a diferença entre o fariseu que o recebe em sua casa, mas não acolhe porque não se sente pecador e, a mulher, que acolhe e é acolhida porque se arrepende de seus pecados. A conclusão da reflexão do Arcebispo é de que “precisamos redimensionar a maneira de acolher as pessoas”. Escute a homilia.