Homilia de 16 de setembro de 2021

1ª Tm 4,12-16        |       Sl 110          |          Lc 7, 36-50

“Como é importante saber acolher”?

“Como é gostoso ser bem acolhido no lugar onde a gente chega”!

Essa frases foram expressas por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, na homilia de hoje. Acolher é a palavra-chave para traduzir a proposta da liturgia deste dia.  Dom Dario disse que “o acolhimento é um procedimento fundamental para que a Palavra de Deus seja colocada em prática”, e deu como exemplo o jeito como São Paulo preparou o jovem Timóteo para a missão e a forma como a pecadora confiou no acolhimento de Jesus, narrações da primeira leitura e do Evangelho.

Para Timóteo, o instrutor São Paulo faz recomendações que facilitarão sua acolhida: 1. Procurar ser modelo da Palavra. 2. Ter boa conduta. 3. Dedicar-se aos estudos. 4. Dedicar-se e animar as comunidades.

No Evangelho Jesus aponta outra realidade ao apresentar a diferença entre o fariseu que o recebe em sua casa, mas não acolhe porque não se sente pecador e, a mulher, que acolhe e é acolhida porque se arrepende de seus pecados. A conclusão da reflexão do Arcebispo é de que “precisamos redimensionar a maneira de acolher as pessoas”. Escute a homilia.

 

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por