Sta. Teresa D’Ávila, grande mestra de espiritualidade

Ef 1, 1-10 | Sl 97 | Lc 11, 47-54

“Que Sta. Teresa nos ajude a caminhar no seguimento de Jesus e abençoe nossos professores”, assim terminou a homilia de hoje feita por dom Dario Campos, arcebispo de Vitória no dia em que a Igreja celebra Sta. Teresa D’Ávila e comemoramos também o dia do professor.

Sta. Teresa entrou para a Ordem Carmelita, mas durante seus primeiros anos de vida conventual recebia visita constante de parentes e levava uma vida com apegos ao mundo. Sua conversão aconteceu no Convento e partir desse momento iniciou uma reforma na Ordem Carmelita que atingiu os conventos dos ramos feminino e masculino. Foi canonizada em 1622 e ficou conhecida como A Grande, grande mestra em espiritualidade com vários escritos que lhe deram também o título de Doutora da Igreja.

Segundo dom Dario “todos fomos criados para o bem, mas muitas vezes no nosso dia a dia nos desvirtuamos. Deus, porém, coloca pessoas no nosso caminho que nos ensinam que é possível viver os seus ensinamentos”. A vida de Sta. Teresa é um exemplo de seguimento que pode iluminar nosso caminho. Escute a homilia no anexo.