I ENCONTRO DO TERÇO DOS HOMENS DA ÁREA PASTORAL DE VITÓRIA

20 maio, 2023

Regína Cæli, lætáre, aleluia/

Quia quem meruísti portáre, alleluia; /

Resurréxit, sicut dixit, alleluia; /

Ora pro nóbis, Deum, alleluia.

 

A oração acima provavelmente remonta-se ao século X ou XI, associando o mistério da encarnação do Senhor (quem merecestes trazer em vosso seio) com o evento pascal (ressuscitou como disse). O “convite à alegria” (Alegrai-Vos) que a Igreja dirige à Mãe pela ressurreição do Filho recorda e depende do “convite à alegria” (“Alegra-te, cheia de graça”: Lc 1, 28) que Gabriel dirigiu à humilde Serva do Senhor, chamada a ser mãe do Messias Salvador. E foi com a alegria do Cristo Ressuscitado, que no último sábado, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, foi realizado no Santuário-Basílica de Santo Antônio, o Primeiro Encontro do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória.

Tendo como pano de fundo o agora Dia Municipal do Terço dos Homens, instituído pela Lei Municipal 9924/2023, o encontro contou com a presença de mais de 100 fiéis devotos, representando dez das quatorze Paróquias que compõe a Área Pastoral de Vitória, além de homens de outras áreas pastorais e do Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi conduzido pelo Coordenador do Terço dos Homens na Capital, Gustavo de Oliveira Gervásio, que é Teólogo e servo da Paróquia São Apóstolo, da Grande São Pedro. A programação incluiu momentos deanimação, espiritualidade e oração. A abertura foi realizada pelo Padre Vandaike Araújo, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia e Coordenador da Área Pastoral de Vitória e pelo Padre Marcos Sales, Reitor do Santuário Basílica e Pároco de Santo Antônio, que acolheu os fiéis presentes e lembrou que o referido santo, que terá sua memória litúrgica celebrada no próximo dia 13 de junho, também é padroeiro da capital espiritossantense.

Findando o primeiro bloco, o Diretor Espiritual Arquidiocesano e, agora municipal, do Terço dos Homens, Padre Adenilson, elucidou a importância de mantermo-nos atuantes, sempre em movimento e em oração, não sucumbindo as dificuldades que possam ocorrer na caminhada.

No Segundo Bloco, o Coordenador do TH junto ao Diretor Espiritual acolheram o Arcebispo Emérito de Mariana e Ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que enriqueceu o conhecimento dos presentes com sua simplicidade e sabedoria ao dissertar sobre a Sinodalidade da Virgem Maria em seu contexto de Fé & Compromisso, ajudando a refletir a missão dos participantes enquanto devotos marianos e pertencentes a um movimento que cresce exponencialmente.

Logo após, o Frei Juan, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, conduziu a Introdução do Santo Terço Mariano, que foi articulado pelo Vice-Coordenador da Área, Ronan Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, junto aos demais coordenadores paroquiais e aos membros presentes, dividindo os mistérios para multiplicar as vozes e as batidas dos corações junto ao Coração Imaculado da Santa Mãe de Deus.

Dom Geraldo presidiu a Eucaristia, tendo como concelebrantes Padre Marcos e Padre José Augusto (Canção Nova), que é filho da região. Na Homilia, Dom Geraldo elucidou sobre as Festas que se aproximam e de como Cristo anunciou aos Apóstolos que voltaria para o Pai, bem como a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis, para que permaneçamos unidos em nome da Santíssima Trindade.

Ao final, o Coordenador propôs uma peregrinação com imagem de Nossa Senhora da Vitória e a paróquia sorteada para iniciar foi São Francisco de Assis. A ideia é que imagem percorra as 14 paróquias.

No próximo dia 27/05, os devotos terão um novo momento para se reunirem, no X Encontro Estadual do Terço dos Homens, a ser realizado no Convento da Penha. Além desse momento, também já ficou marcado o dia 10 de Junho, a Reunião Ordinária, às 14h, na Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé.

Texto: Gustavo de Oliveira Gervásio
Edição: Paola Primo

foto: Movimento Terço dos Homens

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook