I Seminário Arquidiocesano de Mariologia

12 agosto, 2021

“Efetivamente, a Virgem Maria, que na anunciação do Anjo recebeu o Verbo no coração e no seio, e deu ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus Redentor” (LG, n. 53)

OBJETIVO

O I Seminário Arquidiocesano de Mariologia, promovido pela Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, tem por objetivo ser um espaço de reflexão sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do Redentor.

PARA QUEM?

O Seminário se destina a todo o Povo de Deus, fiéis que buscam o aprofundamento sobre “o papel da Virgem Santíssima no mistério do Verbo encarnado e do Corpo místico, mas também os deveres dos homens resgatados para com a Mãe de Deus, Mãe de Cristo e Mãe dos homens, sobretudo dos fiéis.” (LG, n. 54).

QUANDO ACONTECERÁ?

O seminário acontecerá durante os dias que antecedem a Festa de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese de Vitória. Neste ano de 2021, vamos celebrar 470 anos de devoção a Nossa Senhora da Vitória. Somos chamados a pensar nas raízes da nossa devoção à Mãe de Deus que estão presentes desde os primórdios da história capixaba.

 

CONFERENCISTAS E A PROGRAMAÇÃO

 

Dia 01/09, 19h30

Tema: “Maria na vida do povo”
Assessor: AFONSO MURAD

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluiu especialização em Gestão e Marketing pela Fundação Dom Cabral e Comunicação Social na Universidade São Francisco. Concluiu MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP. É professor de Teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE) em Belo Horizonte. Membro da Equipe Interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Pós-doutorando em Teologia, na PUC – RS. Irmão Marista.

 

Dia 02/09, 19h30

Tema: “A Virgem Maria na Liturgia: dos primeiros séculos ao Vaticano II”
Assessor: PE. VALDIVINO FERREIRA GUIMARÃES, C.SS.R.

Missionário redentorista. Graduado em Filosofia pela PUC-Campinas e Teologia pelo Instituto Teológico
São Paulo (ITESP). Mestre em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Marianum, em Roma. Foi Prefeito de
Igreja do Santuário Nacional, Aparecida – SP. Diretor da Academia Marial de 2015 a 2017. Professor da Faculdade Dehoniana e no professor do ITESP. Membro do Conselho Diretor da Academia Marial de Aparecida.

 

Dia 03/09, 19h30

Tema: “Maria e a espiritualidade cristã”
Assessor: LÚCIA PEDROSA-PÁDUA

Doutora em Teologia sistemática pela PUC-Rio, onde é pesquisadora e professora em tempo contínuo. Atua nas áreas de Mariologia, Antropologia Teológica e Espiritualidade. Professora do Curso de Especialização em Mariologia da Academia Marial de Aparecida e Faculdade Dehoniana. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil, dedicado à formação de cristãos leigos e leigos e trabalha na ação pastoral junto a comunidades. Em 2015 recebeu o 1º Lugar do “Premio Internacional Teresa de Jesus y el diálogo interreligioso”, outorgado pelo CITeS-Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, de Ávila, Espanha. É autora do livro Maria e a espiritualidade cristã. Aparecida: Santuário / Academia Marial de Aparecida, 2020.

 

COMO O SEMINÁRIO ACONTECERÁ?

O I Seminário Arquidiocesano de Mariologia será online e interativo através do canal da Arquidiocese de Vitória no Youtube – ArquiVitoria. Os interessados em receber certificado de participação deverão preencher o formulário disponibilizado nesta página, arcando com os custos de R$ 10,00.

Ao final de cada dia serão dadas instruções para confirmação da presença. Terão direito ao certificado os interessados que efetuarem o pagamento da taxa e participarem nos três dias do evento.

Faça sua inscrição para participar.

Pagamento Via PicPay no QR Code abaixo:

PIX – Banco do Brasil

MITRA ARQUIDIOCESANA DE VITÓRIA

CNPJ 27.054.162/0001-69

Transmissão ao vivo
youtube.com/ArquiVitoria

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 20 março
sábado 23 março
domingo 24 março
segunda-feira 25 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook