Igreja doméstica na pandemia

23 abril, 2021

Desde o ano passado fomos apresentados a uma pandemia: uma nova realidade, na qual, nunca tínhamos visto e muito menos havíamos esperado que acontecesse. Um vírus recém-descoberto pela medicina e altamente contagioso se espalhou pelo mundo. Como medida tomada para controlar essa situação, foi decretado a quarentena para que se pudesse promover o isolamento social e tentar conter o avanço da Covid-19.

Diante disso, e com toda a preocupação com a defesa da vida, a qual a Igreja Católica sempre guardou, o nosso Arcebispo, Dom Dario Campos, dispensou os fiéis de cumprir o preceito dominical, que é a obrigação que todo Católico tem de participar da missa aos domingos, em um decreto publicado no dia 20 de março de 2020 e válido até hoje.

Na atual situação em que vivemos, é necessário voltarmos nosso olhar para a igreja primitiva e nos lembrar que os primeiros cristãos perseguidos pelo império romano, reuniam-se em grutas em pequenos grupos, talvez até entre pais e filhos, tios e sobrinhos, a fim de professar a fé cristã.

Neste momento tão delicado, temos que buscar não perder a fé por estarmos afastados do templo físico, a nossa fé vem de Deus, e Ele não habita um templo físico, como é explicado na passagem de Mateus 18,15-20 “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”. Então, devemos buscar nos fortalecer em nossa Igreja doméstica, seguindo as recomendações do decreto de nosso Arcebispo, devemos orar em família e participar juntos das celebrações on-line.

Desde o início destas restrições, as paróquias de nossa Arquidiocese têm feito as transmissões on-line de Missas, adorações e momentos de oração para que possamos buscar o contato íntimo com Deus nesta situação tão adversa. Uma dessas paróquias é a de São José em Maruípe que por meio do seu canal no YouTube segue com as transmissões ao vivo e colocando as pessoas, mesmo que das suas casas, como participantes dos momentos e fortalecidos na sua fé. Por enquanto é com a tecnologia e as redes sociais que nos reunimos, mas breve estaremos juntos presencialmente. Temos fé!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por