IGREJA EM SAÍDA, ESCUTA COM O CORAÇÃO

18 novembro, 2022

No último sábado (12/11) A pastoral de rua, da paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro flexal, em Cariacica, realizou mais uma missão de acolhimento e doação de jantares, frutas e evangelização de pessoas que vivem a situação de rua em bairros de Cariacica, ao passarem pelas ruas do bairro Itaciba, se depararam com um homem em uma situação que emocionou a todos, o nome dele é Marcos, um senhor de 52 anos, que estava em prantos, alegando estar com muita fome e também sede, e relatou a tristeza que sente por sua vida estar do jeito que estava. Os agentes perguntaram se Marcos havia jantado, Marcos disse que durante todo o dia a única coisa que ter encontrado para comer em sua perambulação pela ruas foram duas mangas já processo de apodrecimento, naquele momento Marcos recebeu comida, água e frutas da pastoral, assim Marcos passou a narrar a sua estória, não diferente de tantas outras pessoas que vivem na rua, morrar nas ruas não se trata de vontade, é uma necessidade, Marcos veio de Ilhéus/Bahia para fazer um tratamento oftalmológico (ele não enxerga de um olho e tem apenas 40% da visão do outro) e morar em Vitória, a procura de novas oportunidades e a procura de uma trabalho, Marcos já é um senhor, tem profissão e pintor. A família de Marcos ficou toda Ilhéus, chegando em Vitória Marcos alugou uma Kitinet para que assim pudesse começar essa vida nova “mas nem tudo acontece como a gente quer”, diz marcos.

Em sua jornada Marcos não conseguiu trabalho e ainda foi assaltado, onde levaram todos seus documentos e pertences, Marcio sem dinheiro e assim ficou sem condições de pagar a kitnet onde estava, Nesse meio tempo pela sua dificuldade de visão acabou perdendo contato com a sua família na Bahia, faltava apoio, faltava acolhimento. E assim Marcos foi parar nas ruas de Cariacica indo e vindo sem destino, seu sonho hoje !! Voltar para Ilhéus.

Marcos precisava de apoio, de ser ouvido, *ser escutado com o coração, como afirma o Papa Francisco*, foi isso que a pastoral de rua fez através do padre Ronaldo Rosa, deu atenção a Marcos, ouviu marcos, e ele teve voz, Marcos ainda se lembrava do telefone da mãe que mora na Bahia, padre Ronaldo através desta valiosa informação fez os primeiros contatos fazendo chegar até a mãe do uma foto de seu filho assim a mãe não reconheceu, e comemorou !! Achou seu filho, de volta as ruas de itaciba padre Ronaldo acolheu Marcos e o levou para a sua paróquia, e disse a ele que seu sonho de voltar para sua casa seria realizado.

A emoção tomou conta do senhor, foi aos prantos de novo, agora de alegria.

A paróquia Nossa Senhora da Penha se uniu em um grande esforço para ajudá-lo, Marcos foi acolhido por uma família de paroquianos e as doações não pararam de chegar, calças camisas, sapatos, corte de cabelo. E também uma passagem para sua terra Marcos, q A felicidade que saltava dos olhos de Marcos era luminosa podíamos ver uma alegria genuína, e agradecimentos sinceros, marcos finalmente poderá voltar para o seu lar.

Na terça feira 15/11 as 18h30, Marcos embarcou na rodoviária de Vitória com destino a Ilhéus, sua mãe já o esperava ansiosamente.

Na quarta feira 16/11 a pastoral fez o contato e confirmou que nosso irmão marcos reencontrou sua família.

Marcos como cada uma de nós é um templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6,19) como igreja em Cristo devemos cuidar dos nossos irmãos mais necessitados, que possamos levar a adiante de forma verdadeira o tema Dia Mundial dos pobres deste ano de 2022, “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9), e praticar a caridade.

Por, Sérgio Renato – Pascom área pastoral – Cariacica e Viana
Colaboração: Marília Cunha – PASCOM – pnspenhaflexal.

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 4 fevereiro
domingo 5 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook