Neste final de semana, aconteceu na Arquidiocese de Vitória, o II Congresso Arquidiocesano de Catequese. O encontro reuniu 400 catequistas de diversas paróquias da região, com o propósito de fortalecer a missão catequética e renovar o compromisso com a evangelização.
O congresso teve início na noite de sexta com a palestra do Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin, que destacou a importância da catequese na formação e na transmissão da fé. Dom Andherson ressaltou que “a catequese é o coração da missão evangelizadora da Igreja”, sublinhando a necessidade de os catequistas estarem sempre preparados e atualizados para transmitir a fé de maneira eficaz e envolvente.
Ao longo do evento, os participantes puderam desfrutar de uma programação rica e diversificada, composta por palestras e oficinas. Temas como “A Catequese de Adultos a Luz do RICA”, “Catequese com Crianças – A descoberta do primeiro amor” e “A Pedagogia da transmissão da Fé” foram abordados por especialistas renomados, proporcionando reflexões profundas e debates construtivos.
O Diácono Alexandre Varela, Editor do O Catequista e Jornalista credenciado na Santa Sé, lembrou a todos presentes do objetivo do catequista “que é dar sentido a vida. O catequista é tropa de elite. Ele precisa saber o que fala, pois qualquer deslize pode ser destrutivo. Ele precisa estudar, para não destruir a fé de uma pessoa. ”
O II Congresso de Catequese da Arquidiocese de Vitória fez a diferença na vida dos participantes, renovando seu compromisso com a evangelização.
Muitos catequistas estavam participando pela primeira vez do Congresso, como foi o caso da Juliane Schimidt, da paróquia Santa Luzia em Andorinhas, Vitória. “É o primeiro Congresso que participo como Catequista, nesses dias tive a certeza do meu chamado que Deus fez ao meu coração, ser Catequista. Quando buscamos conhecimento tudo se torna mais claro”, comentou Juliane.
Este evento, sem dúvida, será lembrado como um momento importante para a Igreja local, impulsionando os catequistas a serem, cada vez mais, luzes vivas do Evangelho em suas comunidade.