II Encontro do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória

29 maio, 2024

O mês de maio é dedicado à Nossa Senhora. E o Movimento do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória realizou muitas atividades. Foi com a alegria do Cristo Ressuscitado, que no segundo sábado do mês, dia 11 de maio, foi realizado no Santuário Basílica de Santo Antônio, o II Encontro do Terço dos Homens da Área Pastoral de Vitória, tendo como pano de fundo, o agora Dia Municipal do Terço dos Homens, conforme a Lei Municipal 9924/2023. Estiveram presentes mais de 100 fiéis devotos representando as Paróquias da nossa capital, além de devotos de outras áreas pastorais.
O evento foi conduzido pelo Coordenador do Terço dos Homens na Capital, Gustavo de Oliveira Gervásio, Teólogo e Especialista em Mariologia. Enfatiza-se a diversidade da programação com muita animação, espiritualidade e oração, tendo iniciado com o Ofício Divino das Comunidades. Logo depois com uma breve release da Peregrinação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Vitória, bem como como se deu a escolha das quartas-feiras (Documento Patris Cordes). Houve a saudação com o Padre Vandaike Araújo, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia e Coordenador da Área Pastoral de Vitória. Logo após, Padre Marcos Sales, Reitor do Santuário Basílica e Pároco da Paróquia Santo Antônio, acolheu os fiéis e lembrou que o referido santo, que terá sua memória litúrgica celebrada no próximo dia 13 de junho, é co-padroeiro da capital espírito-santense. Findando o primeiro bloco, houve a apresentação do Coral Mariano do Terço dos Homens da Área de Vitória, que recebeu como nome Totus Tuus Theotokos (Todo Teu, Santa Mãe de Deus).
No Segundo Bloco, o Coordenador do TH acolheu o Padre Roberto Natal, também Especialista em Mariologia e que enriqueceu o conhecimento dos presentes com sua simplicidade e sabedoria ao dissertar sobre a Bem aventurada Virgem Maria e o Ano da Oração, ajudando-nos a refletir nossa missão enquanto devotos marianos e pertencentes a um movimento que cresce exponencialmente. Padre Roberto pontuou que toda festa de Jesus tem uma Festa de Maria. Logo após, Gustavo, junto aos demais coordenadores paroquiais e aos membros presentes, dividindo os mistérios para multiplicar as vozes e as batidas dos corações junto ao Coração Imaculado da Santa Mãe de Deus, meditando os mistérios gozosos, que tem no segundo mistério, a Visitação de Maria, que foi o impulso para a Peregrinação da Senhora da Vitória.
Por fim, Padre Marcos presidiu a Eucaristia e reforçou na Homilia, a missão dos homens do terço para o serviço na igreja. E após a Santa Missa, tivemos um belo lanche partilhado, onde pudemos nos confraternizar e nos conhecermos.
Nosso próximo encontro será um Retiro Espiritual no dia 21 de setembro.
E em 2025, nosso encontro será no dia 10 de maio! Até lá se Deus, quiser.
E no dia 25/05 muitos dos homens que estiveram rezando no Santuário Basílica também se reuniram no XI Encontro Estadual do Terço dos Homens no Convento da Penha, que teve animação na acolhida do Coral Mariano Totus Tuus Theotokos e, depois animaram a subida rezando o Santo Terço rumo ao Convento da Penha.

Enfim, um mês abençoado por Deus e com certeza, com muito amor por parte da Santa Mãe de Deus, que olha e protege todos nós.

 

Texto: Gustavo de Oliveira Gervásio

 

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 24 junho
quarta-feira 26 junho
quinta-feira 27 junho
sexta-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook