Imposição das cinzas com dom Dario

22 fevereiro, 2023

Hoje, Quarta-Feira de Cinzas 2023, iniciamos o Tempo Litúrgico da Quaresma. De hoje até ao Domingo de Ramos, vamos percorrer 40 dias. Uma preparação para celebrarmos a Semana da Páscoa.

A Igreja Católica tem como tradição a imposição das cinzas na testa ou na cabeça dos fiéis, um gesto para nos lembrar que “somos pó e ao pó voltaremos” (Gn 3,19).

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, presidiu a missa, recebeu e impôs as cinzas na Catedral de Vitória. Com a presença de pe. Renato Criste, pároco que concelebrou e o templo cheio de fiéis. A cerimônia aconteceu às 18h e foi um momento de silêncio e oração, com momentos alternados para reflexão e cantos.

As cores, a ausência de flores e a condução da Celebração, conduziram os fiéis para a preparação deste Tempo de Quaresma que iniciamos. O convite da liturgia é para o recolhimento e a meditação sobre os momentos finais da vida de Jesus, quando Ele prepara os discípulos para a sua partida, e se prepara para a Paixão, Morte e Ressurreição. Para isso somos convidados ao arrependimento e à conversão.

Na homilia, dom Dario, acentuou que o Tempo da Quaresma nos traz três palavras que não podemos esquecer: esmola – oração – jejum. Depois falou sobre cada um. A esmola que significa a caridade, a solidariedade e o compromisso com o próximo. A oração como a maneira mais eficaz de nos colocarmos em sintonia com Deus. “quem não reza ou não leva uma vida de oração, torna ineficaz a ação que pratica, por mais grandiosa que ela seja”, disse o Arcebispo. O jejum “significa penitência e a penitência mostra o desejo de conversão”.

Antes da imposição das cinzas, dom Dario lembrou que hoje completam-se seis meses da morte de dom Luiz e convidou o povo a rezar uma Ave Maria.

 

 

 

 

 

No momento de imposição das cinzas, após a bênção, o arcebispo foi o primeiro a inclinar a cabeça para recebê-las das mãos de pe. Renato. Na sequência, o Arcebispo, impôs as cinzas ao padre Renato e em seguida os três, juntamente com os Ministros da Eucaristia impuseram as cinzas aos fiéis.

O padre Renato convidou a todos para que participem da Abertura da Campanha da Fraternidade que acontece no próximo domingo às 14h no Ginásio Dom Bosco.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook