Indulgências plenárias em Finados

1 novembro, 2021

A Igreja concede todos os anos por ocasião do Dia de Finados indulgências plenárias que podem ser aplicadas a si ou algum falecido. Tradicionalmente estas indulgências eram concedidas nos primeiros oito dias de novembro, mas neste ano – assim como em 2020 – a Penitenciaria Apostólica respondeu às solicitações de numerosos bispos, emitindo um decreto prorrogando este prazo para todo mês devido à pandemia e medidas de restrição.

A indulgência é uma forma da Igreja, como mãe, conceder aos cristãos de maneira temporal na remissão de suas penas, pecados a partir de seu próprio esforço. Por tanto, para recebê-las, em qualquer situação, é necessário confessar-se sacramentalmente, participar e comungar na Santa Missa, e rezar a oração do Credo, do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai nas intenções do Santo Padre, tendo no coração o desejo de receber as indulgências.

É importante ressaltar que para se conseguir as indulgências existem momentos específicos concedidos pela Igreja. Como por exemplo: na Sexta-feira Santa, ao participar da Adoração à Santa Cruz e no dia 31 de dezembro, último dia do ano civil, ao rezar o Te Deum. Mas somente em Finados que é possível aplicar a indulgência a si próprio e também a um fiel defunto, como um ato de amor e caridade.

Condições específicas da indulgência por ocasião do Dia de Finados:

  • Visitar piedosamente uma igreja ou oratório e ali recitar o Pai-Nosso e o Credo: neste ano, assim como em 2020, poderemos realizar essa visita em qualquer dia do mês de novembro;
  • Visitar um cemitério e rezar pelos defuntos, mesmo que seja apenas mentalmente.

Importante: doentes, idosos e pessoas que não podem sair de casa devido às restrições da pandemia podem “unir-se espiritualmente aos outros fiéis”.

Condições habituais obrigatórias

Evidentemente, é preciso cumprir também as condições habituais para se receber qualquer indulgência plenária, ou seja:

  • Confessar-se e estar em estado de graça
  • Participar da Santa Missa e receber a Sagrada Comunhão;
  • Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções de oração.
Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 27 novembro
terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook