A Arquidiocese de Vitória iniciou hoje, 1 de setembro de 2021, os festejos à padroeira Nossa Senhora da Vitória.
Às 17h pe. Renato Criste, pároco da Catedral conduziu um momento de oração com os fiéis reunidos para o primeiro dia do oitavário. O destaque foi a entrada da imagem de Nossa Senhora, conduzida pelos alunos da Marinha e a recepção das crianças da catequese que acolheram a imagem com ramos, seguindo-se a reza do terço.
A imagem passou por um restauro, que foi feito na própria Catedral, pelo restaurador Tarik Zied Assaf e hoje voltou para ocupar seu lugar no presbitério.
A imagem
Pe. Renato contou um pouco sobre a imagem e o restauro: “A imagem de Nossa Senhora da Vitória, de madeira pintada e policromada, medindo 2,10m, exposta acima do altar mor da Catedral Metropolitana, foi esculpida em 1964 pelo artista italiano Carlo Crepaz (à época, Diretor da Escola de Escultura das Obras Pavonianas). A coroa móvel foi feita pelo aluno da Escola, Bruno Plozner. Também a imagem em cimento que se encontra na fachada da Catedral foi feita nas Obras Pavonianas.
Outro destaque é a palma trazida na mão esquerda de Nossa Senhora, símbolo da vitória, do triunfo, da paz e da vida eterna. Foi adotada na iconografia cristã para representar a vitória dos mártires sobre a morte. Cristo é, frequentemente, mostrado carregando o ramo da palma como um símbolo de Seu triunfo sobre o pecado e a morte.
O restauro
Em agosto de 2021, por ocasião dos 470 anos de história e devoção a Nossa Senhora da Vitória, a imagem que fica localizada no presbitério passou por um restauro. O restaurador foi Tarik Zied Assaf. Foi promovida uma campanha entre os devotos e frequentadores da Catedral, que financiaram totalmente o restauro”.