Início do restauro na igreja de Araçatiba

22 março, 2022

Com apoio da EDP e Centro Cultural VALE, iniciaram-se as obras de restauro da igreja Nossa Senhora da Ajuda.

A comunidade além da presença também presenteou apoiadores e autoridades civis e religiosas que se fizeram presentes ao evento com uma caneca que leva a imagem da igreja. O projeto foi apresentado em linhas gerais e contempla, além do restauro, a criação de um café e loja que incentive a economia criativa no local.

O representante do Centro Cultural VALE, Ronaldo Barbosa disse não conhecer a igreja e o local, mas a classificou como “caixinha de joias”. Fernando Saliba, representado a EDP expressou a alegria de participar do projeto, frase reafirmada por Marcos José Pereira, representando o Ministério da Cultura e Elisa Taveira, representando o Iphan falaram sobre a importância de preservar o patrimônio histórico e a responsabilidade de fiscalizar as condições dos imóveis e as obras de restauro. O prefeito de Viana e o governador lembraram a importância de Araçatiba para o município e para o Estado e o governador lembrou que a fazenda de Araçatiba forneceu alimentos agrícolas ao Palácio do Governo, o que torna o Estado um “devedor da comunidade”.

Para fechar o evento de apresentação do projeto e trazendo o sentido religioso da igreja, o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos convidou a todos para que fizessem silêncio e lembrasse da história de fé que a comunidade carrega e se expressa no templo. O Arcebispo manifestou sua alegria sempre que um patrimônio histórico é restaurado, exatamente por ser também um resgate da cultura e da vida. Dom Dario agradeceu ao administrador paroquial, pe. Zaelton pelo empenho em encontrar espaços para celebração de missas e outras devoções, dizendo que a comunidade precisa desses espaço para vivenciar e expressar a fé. Antes de convidar todos a uma oração o arcebispo fez um apelo ao prefeito de Viana para que trate da regularização fundiária, uma vez que a Igreja Católica, dona do terreno onde as casas foram construídas, já afirmou disposição de ceder a cada família a posse da tarde onde habitam. Para encerrar todos se uniram para rezar e receber a bênção do Arcebispo.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por