Início do semestre letivo no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia

8 fevereiro, 2021

Foi iniciado na manhã de hoje o semestre letivo 2021 no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia que abrange a Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina. As aulas de Teologia começam a partir de amanhã, presencialmente, considerando o pequeno número de alunos e o tamanho das salas disponíveis no Centro Católico de Estudos e já o curso de Filosofia, que acontece em parceria com o Salesiano, será retomado de forma híbrida.

 

Para marcar a abertura deste ano, Dom Dario Campos, Grão Chanceler do Centro Católico de Estudos e Arcebispo Metropolitano de Vitória, presidiu uma missa que teve a participação dos professores, alunos, de Paulo Delboni coordenador do curso de Filosofia, no Salesiano e Padre Arthur Juliatti coordenador do curso de Teologia, no Centro Católico de Estudos.

 

Em sua homilia dom Dario ressaltou as restrições vividas atualmente e que ainda nos fazem sentir limitados nesse início de ano. O Arcebispo Metropolitano também destacou as dores e sofrimentos nesses tempos de pandemia – de modo especial dos mais pobres – mas também os muitos sinais de amor entre os irmãos.

 

“Iniciamos o ano letivo nos colocando diante da Palavra de Deus. E esta (Gn 1,1-19) que acabamos de ouvir relata o início da criação. O verbo criar que é uma atitude divina. A pandemia nos coloca diante da fragilidade humana. Por isso é muito importante seguir os protocolos de saúde para que possamos continuar a seguir o Cristo. Ao mergulhar no estudo, na busca de Deus, se deixe levar ao conhecimento mais profundo”, afirmou.

 

Além disso, Dom Dario enfatizou aos alunos que é preciso se deixar tocar por essa palavra de Deus seja no Centro de Formação ou nas casas de cada Província de forma que busquem a Cristo, tendo coragem para se deixarem moldar a partir daquilo que os professores indicarem se tornando homens de Deus.

 

A aula inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Pe. Juliano Ribeiro de Almeida, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que discorreu sobre o tema: “O primado da vontade e do amor sobre o intelecto e a verdade em João Duns Scotus”, este que foi um dos capítulos da sua tese de doutorado em Teologia Sistemática.

 

Segundo o padre ele fez um recorte em seu estudo da teologia de São Tomás de Aquino que acabou se tornando a oficial da Igreja, em que maior parte dos teólogos seguiu ao longo dos séculos. Ele mostrou que para Tomás de Aquino o primado da alma é o intelecto e isso gerou na teologia ocidental a primazia da verdade, em que a teologia passou a ser vista como uma ciência especulativa com o objetivo da contemplação e de alcançar a verdade.

 

“Já João Duns Scotus que é um teólogo que viveu também no século XIII, século XIV, era franciscano e é o maior expoente da chamada Escola Franciscana enquanto Tomás de Aquino é o maior expoente da Escola Dominicana de Teologia. Então Duns Scotus divergiu de Tomás de Aquino dizendo que na verdade o que vem em primeiro lugar em importância na alma é a vontade e não o intelecto. Portanto a Teologia tem como principal objetivo não chegar à verdade, mas chegar ao amor e a Teologia passa a ser vista como uma ciência prática com a função e o objetivo de nos transformar e não só contemplar a Deus”, explicou o professor.

 

Durante a aula inaugural o Prof. Dr. Pe. Juliano Ribeiro de Almeida fez uma reflexão sobre como o Papa Francisco segue mais Duns Scotus do que Tomás de Aquino e que não foi à toa que ele escolheu esse nome Francisco: “porque para ele o amor vem antes que a verdade. Não uma coisa contraposta a outra, mas o amor é mais urgente e tem primazia sobre a verdade”, conclui.

 

O texto dessa aula será publicado na Revista “Perspectiva Teológica”, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e a sua tese de doutorado está disponível na internet, basta procurar pelo nome do professor. Já em relação aos Calendários Acadêmicos 2021, eles estão à disposição dos alunos, na Secretaria do Interdiocesano, a partir de hoje (08/02).

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook