Início do Tríduo Pascal na Catedral de Vitória

28 março, 2024

O Tríduo Pascal teve início, na Catedral de Vitória, com a presidência de pe. Renato Criste e uma assembleia de fiéis que encheu a igreja.


Serão três cerimônias em uma única Celebração: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Hoje lembramos e celebramos a última ceia de Jesus com seus discípulos.
O coral da Catedral deu o tom que a Celebração requer, com cânticos eruditos e populares que levou os fiéis a uma participação com entusiasmo e vibração.
O momento do lava-pés, com várias pessoas  representando as comunidades foi acompanhado com cantos suaves que ajudaram na interiorização de que a missão da Igreja é servir e, principalmente, servir a quem mais precisa.

Pe. Renato na homilia destacou:
“Celebramos o mistério da nossa fé: um único mistério em 3 partes. Esta é a Semana Maior da Igreja. Esta é a missa das missas porque nos renova e nos transporta à ceia de Jesus com os discípulos, momento que deu origem à celebração da missa. É nesta ocasião que Jesus lava os pés dos discípulos. Lavar os pés era um costume dos serviçais ao acolherem as visitas de seus senhores. Pedro, porém, não queria aceitar, porque se achava indigno, mas Jesus sempre acredita em nós e não se importa com a nossa “sujeira”. Deus não nega seu perdão e seu amor”.
Ao final da primeira parte do Tríduo Pascal (celebração da Quinta-feira Santa), o Santíssimo Sacramento foi colocado em um espaço preparado onde permanecerá até a Vigília Pascal que será celebrada no sábado. Ali diante do Santíssimo os católicos são convidados a fazer adoração, dando continuidade à celebração que vivenciamos.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook