Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, iniciou o Tríduo Pascal celebrando com as Comunidades Nossa Senhora da Piedade, Sagrado Coração de Jesus e São Vicente, da paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral). O local escolhido para a cerimônia foi a Comunidade Nossa Senhora da Piedade.
Logo no início dom Dario agradeceu por poder iniciar ali o Tríduo Pascal. Depois na homilia, didaticamente, falou sobre o significado da Páscoa e a inovação trazida por Jesus de que celebrar a Páscoa é seguir o seu exemplo de servir. Para que ficasse claro, dom Dario referiu-se à reação de Pedro, quando não queria deixar que Jesus lavasse seus pés, e disse: “lavar os pés naquele tempo, era um gesto de quem recebia, pois as estradas eram de chão e os visitantes chegavam com os pés sujos”. Jesus serve-se dessa simbologia para explicar aos discípulos a atitude de serviço, sendo Ele mesmo a lavar-lhes os pés.
O outro ponto foi a explicação sobre a liturgia que iniciamos hoje e só termina na vigília pascal. O Tríduo Pascal, isto é, a missa da instituição da Eucaristia e Lava-pés, a celebração da Paixão e a Vigília Pascal, fazem parte de uma única Cerimônia que acontece os três dias santos: Quinta-feira santa, Sexta-feira santa e Sábado da Ressurreição. “Hoje iniciamos a Celebração dizendo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não teremos despedida, vamos continuar em oração, viver o silêncio que a Sexta-feira santa nos pede, continuaremos com o acendimento do fogo no Sábado santo e ali, sim, faremos o encerramento do Tríduo Pascal. Quem participar apenas de um destes momentos não pode dizer que participou do Tríduo”, disse o Arcebispo.
Durante o Lava-pés, quatro pessoas de cada comunidade sentaram-se diante do altar e dom Dario lavou os pés um a um, dirigindo também uma palavra de encorajamento.
Ao final, em procissão, os presentes acompanharam o translado do Santíssimo Sacramento que ficará exposto para adoração até à cerimônia da adoração da cruz que acontece amanhã às 15h.