Inscrições para o Encontro Nacional da Pascom

12 abril, 2022

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Encontro Nacional da Pascom. Realizado a cada dois anos, desde 2008, o evento foi adiado em 2020, devido às restrições da pandemia.

Em 2022, o encontro acontece de 22 a 24 de julho, no mosteiro de Itaici, em São Paulo, com o tema “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”.

São convidados para este encontro, principalmente, os agentes da Pastoral da Comunicação e todos os que estão envolvidos em atividades da comunicação (assessores de comunicação, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora. Uma das novidades do 7º Encontro Nacional da Pascom é a modalidade de participação presencial (300 vagas) e participação remota.

Programação 

O tema central do 7º Encontro Nacional da Pascom faz ecoar o grande momento vivido pela Igreja com a experiência do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade. É o momento oportuno para os agentes da Pascom pensarem sua missão à luz da convocação feita pelo Papa Francisco. Para isso, foram planejadas exposições, roda de conversa, painéis, partilhas de boas práticas para todos os participantes, tanto em modo presencial, quanto na modalidade remota. Na tarde de sábado, os participantes poderão participar de trilhas de conhecimento a partir dos três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão). Serão ofertadas duas trilhas em cada pilar e os participantes poderão escolher uma atividade em cada turno. Não é permitida a participação na mesma trilha nos dois horários.

Confira abaixo a programação detalhada.

22/07 (sexta-feira)

16h – Credenciamento
17h – Solenidade de abertura

  • Oração
  • Composição da mesa
  • Exposição – Diálogos | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão

19h – Jantar
20h – Roda de conversa – Diálogos | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios
21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom
21h15 – Bênção da noite
21h30 – Chá da noite

23/07 (sábado)

07h30 – Café da manhã
8h30 – Oração da manhã
9h20 – Animação
9h30 – Exposição – Diálogos | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão
10h30 – Cafezinho
11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom
11h15 – Exposição – Diálogos | Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da  fé
12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom
12h30 – Almoço
14h – Atividades formativas por escolha.

Trilha Comunhão

  1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
  2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais.

Trilhas Participação

  1. Pascom e Pastorais Sociais
  2. Interatividade e proximidade no ambiente digital

Trilhas Missão

  1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão
  2. Juventudes na Igreja Sinodal

16h00 – Cafezinho
16h30 – Continuação das trilhas
18h30 – Tempo livre
19h30 – Jantar
20h30 – Momento cultural
21h30 – Chá da noite

24/07 (domingo)

07h30 – Café da manhã
8h – Oração da manhã
8h30 – Painel – Diálogos | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos
9h15 – Papo aberto | Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional | Marcus Tullius e Patrícia Luz
10h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Produção na Pascom
10h15 – Encaminhamentos finais
10h30 – Cafezinho
11h – Missa de encerramento | Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação
12h – Almoço

 Valor da inscrição

Para participação no 7º Encontro Nacional, serão ofertados três lotes de inscrições. Os preços são os mesmos para as modalidades presencial e on-line.

  • 1º lote (06 a 24 de abril) – R$ 80,00
  • 2º lote (25 de abril a 30 de maio) – R$ 90,00
  • 3º lote (01 a 30 de junho) – R$ 100,00

O pagamento pode ser feito por boleto, cartão de crédito (parcelamento em até 3 vezes, de acordo com o lote) e pix.

Hospedagem

A hospedagem e a alimentação dos participantes serão no próprio Mosteiro de Itaici. O valor completo da hospedagem (pernoite e alimentação) para os dois dias é o seguinte:

  • Quarto single (hospedagem individual) – R$ 512,00 (valor por pessoa)
  • Quarto duplo (duas pessoas por quarto) – R$ 472,00 (valor por pessoa)
  • Quatro triplo (três pessoas por quarto) – R$ 442,00 (valor por pessoa)

O pagamento pode ser feito por boleto, cartão de crédito (parcelamento em até 3 vezes, de acordo com o lote) e pix.

No formulário de inscrição, também está disponível a opção de hospedagem para membros da Coordenação Nacional (bispos referenciais, assessores eclesiásticos, coordenadoras e coordenadores) que chegarão antecipadamente para a Reunião Anual. Fique atento para marcar a opção correta.

Mosteiro de Itaici

O 7º Encontro Nacional acontecerá no Mosteiro de Itaici, localizado num bairro do município de Indaiatuba entre as cidades de Campinas e São Paulo. O local foi palco de momentos históricos para a caminhada pastoral da Igreja no Brasil acolhendo durante anos a Assembleia Geral da CNBB. Ali também é um centro de espiritualidade sob a condução dos jesuítas, funcionando regularmente cursos, encontros e retiros. O mosteiro possui estrutura para dormitório, refeitório, bem com ambientes para realização das conferências e demais atividades. Conheça um pouco da estrutura do local que receberá o 7º Encontro Nacional da Pascom.

Como chegar em Itaici?

Para chegar até o Mosteiro de Itaici, por via aérea, o aeroporto mais próximo é de Viracopos (VCP), em Campinas. Para chegar por via terrestre, a rodoviária mais próxima é a do município de Indaiatuba. Haverá translado dos dois lugares até o local do encontro, em horários pré-determinados e coletados previamente pela equipe de acolhida.

Inscreva-se!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por