Instalação Regional Leste 3

24 novembro, 2021

No próximo dia 11 de dezembro acontecerá a Missa de instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, às 10h. O momento marcará as atividades que foram realizadas ao longo deste ano e será uma Ação de Graças marcando este novo momento para a Igreja no Espírito Santo.

Em uma carta enviada aos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas e todo o povo de Deus, Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória e Presidente do Regional Leste 3 afirmou que a instalação deste regional “é uma realidade que foi desejada ao longo de todos esses anos de evangelização no solo espírito-santense. Deus nos agraciou com este Regional em tempos tão desafiantes, a exemplo da pandemia que estamos enfrentando”.

Antes da criação deste novo regional, o Leste 3, que é composto pela Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, a CNBB possuía 18 regionais onde se reproduz a estrutura de organização da sede da Conferência, contando com presidência e bispos referenciais das diversas áreas da ação evangelizadora da Igreja. Além disso, cada uma das unidades conta com sede e colaboradores para agilizar a organização da administração e da contabilidade, contando ainda com um secretário-executivo.

O Estatuto da CNBB, no que se trata dos CONSELHOS EPISCOPAIS REGIONAIS, diz que “a CNBB funciona nas regiões delimitadas pela Assembleia Geral, por meio dos Conselhos Episcopais Regionais, formados de todos os membros da CNBB domiciliados na região e estes Conselhos Episcopais Regionais atuam também por meio de órgãos e entidades por eles instituídos”.

Sobre a competência de cada Regional está: fomentar o afeto  colegial,  o  relacionamento,  a  ajuda  recíproca  e  solidária  e  a  ação  comum entre os Bispos da região; promover a aplicação das diretrizes emanadas da Santa Sé e da CNBB; planejar e promover a Pastoral Orgânica regional, em sintonia com a nacional; coordenar  as  atividades  regionais  com  as  nacionais  da  CNBB,  mantendo  com  esta  a  comunhão eclesial e a co-responsabilidade pastoral; estudar assuntos de interesse  eclesial  e  social  da  região,  posicionar-se  e  atuar  junto  ao  poder  público,  a  serviço  do  bem  comum,  e  dar  conhecimento  disso  à  Presidência  da  CNBB;

Sobre o Regional Leste 3

Antes de ser criado um novo regional da CNBB, a Província Eclesiástica do Espírito Santo pertencia ao Regional Leste 2 onde está toda a Igreja do estado de Minas Gerais. A aprovação do Leste 3 aconteceu em uma reunião virtual dos bispos do Brasil para a 58ª Assembleia Geral da CNBB, no dia 14 de abril de 2021. A votação contou com 252 votos de aprovação, 6 não e 12 abstenções. O resultado foi comemorado por todo episcopado mineiro e capixaba.

O desejo da criação de um novo regional nasceu a partir da reflexão dos bispos e das forças da Igreja do Espírito Santo que sentiram a necessidade de tratar questões regionais que impactam diretamente a ação evangelizadora neste território. Entre as justificativas foi apresentado que “a província de Vitória está geograficamente distante da Sede do Regional Leste 2 (Belo Horizonte) e que das 32 Arqui(Dioceses) do Regional Leste 2, 28 são de Minas que na maioria das vezes tratam de questões e preocupações próprias, nem sempre condizentes com as demandas e necessidades particulares da Igreja do Espírito Santo”.

Também foi colocado que “conscientes de que o Regional Leste 3 será o menor regional da CNBB, existe a certeza de que há um modo de ser Igreja peculiar no Estado do Espírito Santo e criando este novo regional esta alcançaria mais visibilidade e sua ação poderia contribuir muito e ajudar a inspirar a ação evangelizadora de toda Igreja no Brasil”. Entre as oportunidades apresentadas na análise SWOT está que a criação do Regional Leste 3 favorecerá a criação de novas Dioceses; as formações atingirão um maior número de agentes de evangelização, uma vez que as distancias serão encurtadas e será favorecida a organização de todas as coordenações de organismos, equipes de serviço e movimentos do Regional L3.

Sobre a missa

Devido a pandemia o espaço só poderá comportar 800 pessoas sentadas com distanciamento necessário e para isso foram disponibilizadas somente 150 vagas para cada Arqui/Diocese do Estado. Está sendo pedido os Srs. Bispos e Coordenadores de Pastoral que motivem caravanas. A quantidade de participantes deverá ser informada até o dia 3 de dezembro ao Secretariado das próprias Arqui/Dioceses. Para os Srs. Bispos, haverá paramentos litúrgicos e a informação aos Padres e Diáconos é que os paramentos serão na cor branca.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por