Investidura de novos cerimoniários

20 agosto, 2021

No último dia 15 de agosto, dia em que celebramos a memória de São Tarcísio, patrono dos acólitos (coroinhas e cerimoniários), a Paróquia Santa Luzia, em Vitória, promoveu a investidura de quatro novos cerimoniários para servir na Comunidade Matriz.

Os jovens foram preparados pelo catequista de cerimoniários Mario Santos da Silva, da Paróquia São José, de Maruípe, e receberam, em nove encontros, um treinamento para dar suporte ao Padre na preparação e condução da Santa Missa, baseado no livro “Para Entender e Celebrar a Liturgia”, do professor Felipe Aquino. Todo o suporte foi dado pela coordenadora do Ministério dos Acólitos da Matriz, Zulma Santos Rodrigues.

Camile Góes, uma das jovens que recebeu esta missão, sempre foi encantada com os coroinhas e cerimoniários que serviam o altar. “Estou muito feliz por me tornar cerimoniária, no dia da Assunção de Nossa Senhora. Ela nos cobriu com seu manto e nos deu sua força e coragem para nos derramarmos nas graças e bençãos do Senhor”, contou a jovem. Além da Camile foram investidos Nathalia, Pedro e Gabriel.

Corinhas e Cerimoniários

Alguns dos serviços reservados às crianças e aos jovens é o de Coroinha e Cerimoniário. Eles estão presentes em muitas comunidades e têm funções importantes dentro da celebração eucarística.

Quando pequenos, os chamados “coroinhas” são instruídos a conhecerem os elementos litúrgicos correspondentes as suas funções. No momento da missa, eles auxiliam o sacerdote e, quando maiores, recebem aprofundamento, tornando-se cerimoniários.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook