IVC – Iniciação à Vida Cristã

22 abril, 2023

Neste sábado, dia 22 de abril, cerca de 300 catequistas de todos os segmentos da Arquidiocese de Vitória estiveram reunidos no CECATES para um dia de formação sobre o Documento 107: Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários. Como disse Dom Leonardo Ulrick Steiner, Secretário Geral da CNBB, na apresentação do documento: “Esse documento, como diz o seu título, pretende mostrar o itinerário a ser seguido para formar discípulos missionários e transformar as comunidades, e consequentemente a Igreja, em ‘Casa da Iniciação Cristã'”.

A Iniciação à Vida Cristã é o processo pelo qual uma pessoa é inserida no mistério de Cristo, tornando-se discípula. É o início de uma caminhada, um itinerário com diversas etapas, através das quais o catequizando adquire maturidade, profundidade e transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.

“A Iniciação à Vida Cristã não é um processo curto, não acontece da noite para o dia. O IVC tem três características: Inspiração Catecumenal (mística), Sinodalidade e Missionariedade. A mística expressa a identidade, o que é próprio do processo; a Sinodalidade é o método, a forma de fazer; e a Missionariedade é o movimento, pois somos chamados a ser missionários de Jesus”, comenta Pe. Luciano Tokarski, Assessor Eclesiástico da Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Curitiba – PR.

Na Arquidiocese de Vitória, a Comissão para Animação Bíblico-Catequética é composta por representantes dos segmentos de Catequese: IVC (Batismo, Catequese infantil, Perseverança, Crisma e Catequese de adultos) e Círculos Bíblicos; dois representantes de cada área pastoral e assessores convidados.

Padre Claudio Alves, Coordenador Arquidiocesano do Círculo Bíblico e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, comenta que essa formação acontece num tempo propício, pois a Arquidiocese de Vitória está se organizando no esquema de IVC. “Essa formação é necessária para poder conseguir unir espiritualidade, fé e vida dentro da prática cristã, para que todos aqueles que são iniciados na fé não se comportem como alunos, mas como pessoas que estão sendo inseridas e vivenciam na prática nos ritos e também na própria catequese o modo próprio de ser cristão. Como o Círculo Bíblico é uma forma de aproximação da Sagrada Escritura, é importante estar participando dessa formação para que sintam-se corresponsáveis, uma vez que é uma forma de catequese continuada”.

Para Margarida, da paróquia São José, em Vila Velha, a formação foi uma injeção de ânimo para os membros do Circulo Bíblico pois “quando temos a oportunidade de estar numa formação como essa dá ânimo para continuar na missão, ficamos abastecidos e conseguimos realizar um trabalho melhor de evangelização”.

Portanto, é importante que os catequistas sejam agentes de transformação na vida dos fiéis, despertando neles a curiosidade e o desejo de conhecer mais sobre a vida de Cristo. É fundamental que estejam atentos às necessidades de cada pessoa, para que possam oferecer um acompanhamento eficaz e assim, possibilitar uma caminhada sólida na fé.

” Devemos ficar atentos a necessidade do novo ‘primeiro anuncio’, pois muitos de nossos irmãos que receberam o Batismo na infância e, até mesmo, outros sacramentos, não perseveraram num caminho permanente com Cristo. Sempre é hora de encantar as pessoas por Cristo, sejam elas crianças, adolescentes, jovens ou adultos”, comenta Pe. Tárcio Siqueira, Coordenador Arquidiocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética de Vitória.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 19 maio
segunda-feira 20 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook