Jesus Cristo, o bom pastor

25 abril, 2021

Uma data religiosa que é móvel e está sendo celebrada neste domingo (25) é a Solenidade do Bom Pastor. A Igreja está vivendo o período pós-páscoa em que é preciso enfatizar que Cristo Ressuscitou, está ressuscitado entre nós e ele é o Bom Pastor. E o que significa essa expressão do ‘Bom Pastor”? É aquele que na Sexta-feira Santa deu a vida por nós e entregou-se inteiramente em corpo, alma e espírito para a salvação da humanidade. Todos os anos no 4º domingo da Páscoa celebramos esta festa para expressar a grandeza dessa verdade: Jesus Cristo deu a vida a todos e a vida em abundância.

Padre Tárcio Siqueira é Administrador Paroquial da Paróquia Bom Pastor, em Nova Carapina I, no município de Serra, desde o dia 07 de abril deste ano. Ele explica que na liturgia de hoje Jesus é comparado à “porta do redil” por onde as ovelhas entram para serem cuidadas e que neste ano Jesus é o “bom pastor” em oposição ao “mercenário”. É aquele que protege a todo o custo as ovelhas, ou seja, seus discípulos. O sacerdote também enfatiza que hoje é um dia especialmente vocacional, por duas razões: os sacramentos do batismo e da ordem.

“O Sacramento do Batismo é o do primeiro chamado, uma convocação a sermos inseridos na vida nova em Cristo Ressuscitado, assumindo a nossa cruz e seguindo os caminhos do Senhor. A vocação batismal é a vocação do discipulado, do caminho, daquele que busca e faz a experiência com Jesus ao longo da sua vida, gerando e edificando a própria vida na comunidade cristã. O Sacramento da ordem, por sua vez, é o chamado específico do batizado. Um chamado para ser pastor/ovelha. Pastor para fazer as vezes de Cristo, não por seus méritos ou vanglória, mas, sobretudo, para ser sinal e instrumento de Jesus para os que fazem parte do Corpo Místico de Cristo e para os que não fazem”.

Paróquias em honra ao padroeiro

Na Arquidiocese de Vitória existem 3 paróquias que celebram hoje este padroeiro: uma em Campo Grande, Cariacica; uma em Nova Carapina I, Serra e outra na Praia da Costa, em Vila Velha. Em Cariacica, a paróquia fundada em 04/08/1967 hoje é um santuário. Segundo padre Kremerson Giestas Dias – que é o pároco de lá desde 08 de fevereiro de 2020 – esta foi a 3ª paróquia criada no município, depois da criação das paróquias em Cariacica Sede e Jardim América e ela tomou uma proporção muito grande, se tornando santuário há 4 anos pela expressão de fé do povo no município.

A paróquia Bom Pastor em Campo Grande, possui 5 comunidades, com a comunidade matriz. Para celebrar a festa do padroeiro foi promovida uma novena online durante os últimos dias e neste domingo serão realizadas missas às 7h, às 9h, às 17h e às 19h permitindo o máximo de 30% de ocupação de pessoas dentro da Igreja. Logo no início da manhã – após a primeira missa do dia que é transmitida pela Rádio América – acontece uma carreata pelo bairro com a imagem do Bom Pastor para motivar o povo de suas casas a terem esperança.

Paróquia Bom Pastor – Nova Carapina I

A Paróquia foi criada no dia 16 de fevereiro de 2013. O nome do padroeiro foi escolhido a partir da Comunidade Matriz Bom Pastor, dando assim o título à Paróquia. Por ser uma paróquia jovem ainda está no processo de construção de uma tradição viva. Possui 10 comunidades das quais todas participaram de uma novena em preparação a Solenidade do Bom Pastor.

As celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia com distribuição da Sagrada Eucaristia após a santa missa. Foram nove dias de preparação, sempre com um padre convidado da área pastoral Serra-Fundão a cada dia, facilitando o deslocamento e a presença, de certa forma, das paróquias da área da festa.

Hoje dia da Solenidade do Bom Pastor a missa será transmitida ás 17:00 horas, pelo Youtube da paróquia. Após a missa de encerramento também será realizado o sorteio da ação entre amigos em prol do fundo paroquial.

Paróquia Bom Pastor – Praia da Costa

Na Praia da Costa, a Paróquia Bom Pastor foi fundada em 19 de maio 2017 e não tem comunidades. O pároco é padre Edemar Endringer a partir da fundação da paróquia. Desde a última quinta-feira (22) a paróquia também realizou uma programação virtual em honra ao padroeiro.

No 1° dia do tríduo, Padre Diego Azevedo, diretor do Propedêutico da Arquidiocese, presidiu a celebração; no 2° dia do tríduo foi Padre Edmilson Boechat de Castro, da Paróquia São Francisco de Assis – Porto Santana, Cariacica e no 3° e último dia do tríduo quem celebrou foi Padre Tárcio Rosa Siqueira, da Paróquia Bom Pastor – Nova Carapina.

Hoje Festa do Bom Pastor as Missas Solenes são às 8h, presidida por Dom Dario Campos e transmitida pela REDETV ES e às 10h30, Missa Solene com Padre Jorge, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. A distribuição da Eucaristia acontece após o término da Santa Missa.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por