Recém-ordenados: padres João e Vitor

31 julho, 2021

Sob o olhar materno da Imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, aconteceu na manhã do dia 31 de julho, no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, a missa de ordenação presbiteral dos diáconos João Tozzi Sobrinho e Vitor César Noronha.

Familiares, amigos, autoridades e o clero se reuniram para celebrar este momento especial, no qual a Igreja Particular de Vitória ganha dois novos presbíteros.

Durante a celebração, o arcebispo Dom Dario Campos, OFM destacou que “ordenar um padre hoje na nossa igreja, nas circunstâncias em que estamos vivendo é uma responsabilidade muito grande”. Dom Dario relembrou o espírito sinodal que o Papa Francisco tem imprimido na Igreja e partilhou, com todo o povo presente, essa responsabilidade dizendo: “Se vocês estão de acordo que eu os ordene, diante do testemunho do nosso Padre Jorge, vigário geral e reitor do nosso Seminário, manifestem com uma salva de palmas e fiquem de pé. Se não, fiquem sentados”. Toda a assembleia se levantou e calorosamente aplaudiu. Então, Dom Dario completou: “Com o apoio de vocês e com a ajuda de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos esses dois nossos irmãos para a ordem do presbiterato”.

Na homilia o arcebispo enfatizou a urgência do anúncio do reino de Deus e a necessidade de se colocar ao lado daqueles que mais precisam, assumindo assim o compromisso de se tornar uma igreja em saída, solidária e próxima aos que sofrem. Acima de tudo, uma igreja portadora de uma palavra profética capaz de convocar todos à urgência da construção da casa comum. Leia a homilia na íntegra clicando aqui.

Ao povo e, em especial, aos diáconos João e Vitor, dom Dario reiterou: “busquemos com sinceridade e humildade e nos empenhemos, em nosso ministério, para realizar a missão de Jesus Cristo, aqui na Terra, aonde vocês forem chamados a trabalhar. Que sejamos marcados e vivamos impulsionados, direcionados pelos mesmos sentimentos de Cristo Jesus, como sinais vivos dos valores do Evangelho, formados pela caridade do Mestre e fortalecidos por suas escolhas fundamentais”

Por fim, dom Dario destacou a importância de direcionar o olhar em direção aos pobres, uma vez que durante a vida pública, Jesus sempre se dirigiu aos excluídos e marginalizados da sociedade. Lembrou ainda que o Papa Francisco tem sinalizado o caminho para uma “igreja pobre e para os pobres, como um sinal profético”, diante de uma sociedade que se apresenta com valores ainda contrários ao Evangelho de Jesus Cristo. Ao povo, dom Dario pediu que sempre reze pelos dois ordenados na intenção de que sempre sejam guiados pela força do Espírito Santo.

Além do rito de ordenação que trouxe emoção a todos que acompanhavam, outro ponto que trouxe comoção e alegria ocorreu quando a missa estava prestes a se encerrar. Uma banda de congo, juntamente com representantes das pastorais sociais fizeram uma homenagem a Nossa Senhora da Penha.

Texto: Renann Siqueira, representante da Pascom da área Pastoral Vila Velha.

Fotos: Matheus Borsoi, paróquia Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook