Jovens Capixabas, são voluntários na Alemanha

21 janeiro, 2022

Jovens voluntários da Arquidiocese de Vitória se preparam para atuar na Alemanha

 

Três jovens escolhidos em seleção feita pela Arquidiocese de Vitória e a Organização Social Mundus Eine Welt estão se preparando para uma experiência de um ano trabalhando com projetos sociais na Alemanha. Eles atuarão na região da Arquidiocese de Paderborn com ações direcionadas a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Os jovens têm envolvimento com as atividades eclesiásticas das igrejas onde participam e demonstraram grande interesse em viver uma experiência cultural em outro país, apesar da dificuldade com o idioma, com o qual já estão buscando maior contato e aprendizado. Até o início do segundo semestre eles devem viajar para iniciar o período de voluntariado na Europa.

Thaiz foi escolhida no último edital e se prepara para a viagem

Uma das selecionadas, Thaiz Poloni, de 24 anos, comentou que a cada fase do processo tinha uma grande expectativa de poder conhecer a cultura de um país rico de história e ter contato com pessoas de realidades muito diferentes.

“Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade e viver cada momento do serviço, aprender e criar laços fortes com a família que vai me acolher e com todos os envolvidos no projeto, afinal, essa será minha nova família por um ano”, disse ela.

No último mês de outubro um novo grupo viajou para Padeborn, mesmo em meio às dificuldades impostas para a circulação pela pandemia de covid-19. Uma das capixabas que está por lá é Maria Martinelli Coelho, de 22 anos, e que tem servido numa casa de repouso para idosos.

A capixaba Maria foi muito bem recebida pela família alemã com quem está vivendo

“Fui voluntária em alguns lugares no Brasil (asilo, casa de animais, abrigo para crianças) e, como sempre, é uma experiência maravilhosa! Aqui é especial por estar fazendo o que gosto em outro país. O que mais me marcou foi o fato de eu achar que não entenderia o idioma, mas até então está ótimo”, disse ela.

A parceria da Arquidiocese de Vitória com a igreja alemã é antiga e jovens alemães têm vindo para a Grande Vitória há mais de 20 anos atuar aqui.

Porém, desde 2015 surgiu o interesse de enviar brasileiros para experimentar o trabalho social naquele País.

Trabalho com crianças ajuda a aprender o idioma

O acolhimento do povo alemão surpreendeu a Mariana Franco Soares, 22, desde que ela chegou ao país há três meses. Ela pensava que enfrentaria muita dificuldade pela diferença cultural, mas tem gostado demais da experiência, mesmo encarando a barreira do idioma.

“No momento eu estou trabalhando em um jardim de infância com crianças de 2 a 6 anos e tentando explorar mais meus hobbies. O trabalho tem sido divertido e nós passamos a maior parte do tempo desenhando e isso me ajuda bastante pois, quando eles falam as palavras e colocam no papel, isso me ajuda a aprender o idioma”.

 

O natal alemão encantou a voluntária Mariana

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 23 maio
quarta-feira 25 maio
sábado 28 maio
terça-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por