Laguna Negra voltará a atender

11 janeiro, 2022

Após dois anos sem atendimento – devido a pandemia de Covid-19 – o barco hospital Laguna Negra vai voltar no mês de maio a assistir à população ribeirinha da Prelazia de Lábrea. O trabalho é realizado em uma parceria da Comunidade Epifania com a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea e são arrecadados medicamentos e acolhidos os profissionais da saúde para o atendimento dos irmãos necessitados.

Segundo Maria Amélia Carrera, conhecida como Amelinha e coordenadora da Comunidade Epifania, o cenário da pandemia na região é de controle e assim como aqui no Estado, a vacinação já está bem avançada com um número baixo de casos graves. No momento as inscrições estão abertas para profissionais da saúde voluntários como médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros: “todos os voluntários vão estar vacinados e vamos usar máscara e cumprir os protocolos de segurança”, destaca.

O atendimento deste ano vai acontecer em 04 etapas, pois a prelazia tem 04 municípios: Pauini, Lábrea, Canutama e Tapauá. “Atendemos as comunidades ribeirinhas durante 15 dias em cada município, não paramos na sede do município e a inscrição é para cada missão. O profissional escolhe a etapa que vai poder. Claro que temos vários profissionais que já foram nos anos anteriores e já estão se inscrevendo para esse ano”.

Em setembro de 2007 começou o trabalho do Laguna Negra na Prelazia de Lábrea, atendendo indígenas, ribeirinhos e mestiços com o objetivo de levar a Boa Nova de Jesus Cristo. O Barco Hospital possui dois consultórios médicos e um odontológico para o atendimento de toda população ribeirinha. Alguns locais são de difícil acesso e este acontece apenas por canoas.

“Na maioria das comunidades que vamos é o único contato que eles têm com médicos e dentistas. E também na questão de evangelização, normalmente eles têm uma missa por ano e quando passamos levamos também sacerdotes que celebram a missa. É sempre um dia de festa na comunidade, vira feriado”, enfatiza Amelinha.

Os profissionais que desejam se inscrever para a missão podem fazer no site na Comunidade Epifania onde está disponível o formulário para inscrição. Nesta quarta-feira (12) também será enviada uma carta para todas as paróquias da Arquidiocese de Vitória falando sobre este retorno e a importância dos voluntários.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 7 dezembro
quinta-feira 8 dezembro
sexta-feira 9 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook