Legião de Maria oração e ajuda espiritual a quem precisa

31 agosto, 2020

Durante a semana passada conhecemos alguns Movimentos que estão na Comissão do Laicato da Arquidiocese de Vitória, por termos vivido a semana dedicada aos leigos durante todo este mês de agosto, dedicado às vocações.

Hoje terminando o mês vamos saber um pouco mais sobre a Legião de Maria.

Os legionários podem participar como membros ativos, que se comprometem a fazer visitas domiciliares a quem precisa (idosos, doentes, famílias enlutadas e outras situações) e também visitas em hospitais, presídios, orfanatos e asilos levando consolo espiritual e alento; e os membros que não podem exercer atividades, mas rezam fortalecendo a ação dos membros ativos. Estes são conhecidos como membros auxiliares.

Propósito e Origem

No mundo a Legião de Maria é uma verdadeira ‘legião’ com mais de 3 milhões de legionários comprometidos com a oração diariamente. Os membros ativos têm como obrigação a oração diária (única em todo o mundo), uma reunião semanal que tem as mesmas características em todos os lugares e, no mínimo, duas horas semanais para visitar pessoas necessitadas (enfermos, enlutados, encarcerados, doentes em hospitais, presidiários, crianças em orfanatos e todos que precisam de conforto e acompanhamento espiritual), e, outras ajudas que se façam necessários como consultas médicas, aposentadoria, etc., disse Ana Beatriz Oliveiras Dantas, representante da Legião de Maria na Comissão do Laicato. “O propósito principal é a santificação de seus membros e de todos aqueles por quem trabalham”, afirmou Ana Beatriz.

A Legião surgiu em Dublin na Irlanda em 1921por Frank Duff, leigo que ficou conhecido durante o Vaticano II, por ter alertado sobre o papel dos leigos na Igreja. Foi ele também quem elaborou as diretrizes da Organização e criou ou melhorou adaptou o estandarte no qual consta a pomba simbolizando o Espírito Santo e uma imagem de Nossa Senhora. Toda a simbologia foi adaptada da Legião Romana, uma unidade militar do exército Romano.

A estrutura da legião de Maria é toda em latim e também foi inspirada na Legião Romana: A instância maior tem sede em Dublin e chama-se Concilium Legionis Mariae (Concílio da legião de Maria). Abaixo o Senatus (Senado) e a Regiae (Régia). Continuando os níveis vem o Comitium (Comício) e a Cúria. Por fim o Praesidium (Proteção).

Representantes da legião de Maria na Assembleia ´Temática do Laicato para a Assembleia do Povo de Deus

Legião na Arquidiocese de Vitória

Segundo Ana Beatriz na Arquidiocese de Vitória são cerca de seis mil membros ativos e 20 mil membros auxiliares distribuídas pelas seis Áreas Pastorais organizados por grupos da Legião ou Praesidia (grupos nas paróquias) que têm a supervisão da Cúria (grupos por região) e por sua vez  a coordenação dos Comitia que na Arquidiocese são dez. O Comitium de Vila Velha tem o nome de Comitium Nossa Senhora da Penha, cujo presidente, Fábio Alexandre Malta Dantas está, também, junto com Ana Beatriz, como representante da Legião de Maria na Comissão do Laicato.

Legião de Maria da Arquidiocese está no YouTube, conforme conta Ana Beatriz: “Durante a Pandemia a Legião de Maria na Arquidiocese iniciou o trabalho para fortalecimento dos seus membros por meio das redes sociais e abriu um Canal no YouTube com programas diários e interativos como: Allocutio Legionis, Gotas Legionárias, Luz Legionária, Quando Maria Passa na Frente, Dia a dia com Maria, Magnificat, Festas Legionárias, Tessera e Terço de Nossa Senhora, mantendo contato com legionários do Brasil inteiro e até do exterior, num trabalho que uniu a Legião de Maria neste momento tão difícil que a humanidade tem passado. O trabalho da Legião de Maria é, essencialmente, levar Jesus ao mundo, servindo ao próprio Cristo nos irmãos por meio de Maria”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 18 setembro
quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por