Lives ajudam no discernimento dos vocacionados ao Diaconato Permanente na Arquidiocese

1 outubro, 2020

Os candidatos ao Diaconato Permanente na Arquidiocese de Vitória, realizam o Encontro Vocacional através de Lives. Já aconteceram dois encontros no mês de Setembro, no dia 17 e no dia 30. São 11 candidatos de diversas paróquias de nossa Igreja Particular, que receberam o chamado dos Padres de suas Paróquias, que encontraram neles os sinais vocacionais ao ministério ordenado no grau do diaconato e os encaminharam ao processo de discernimento vocacional, que está sendo conduzido pelo Padre Márcio Ferreira de Souza, coordenador Arquidiocesano do Serviço de Animação Vocacional.

Padre Márcio explica que este processo inicial do discernimento vocacional ao Diaconato Permanente é fundamental para oferecer os elementos bases para que se estabeleça o Diálogo Vocacional, que se dá entre o vocacionado, que é chamado e Deus que chama através dos sinais discernidos na Igreja. Confrontando sua vida e missão na Igreja, pelo engajamento nas pastorais de suas Paróquias e pela vivência familiar com suas esposas e filhos, cada candidato acompanhado por seu Pároco, seu diretor espiritual, se abre à escuta do Chamado autêntico do Senhor em sua vida, para consagra-la à Serviço do Reino na Igreja em sua missão de cuidar dos pobres, de auxiliar no culto divino e de evangelizar pelo anúncio da Palavra e pelo testemunho de vida.

A vocação diaconal na Igreja é de suma importância e constitui uma verdadeira riqueza eclesial, a qual configurando os vocacionados mais intimamente à Cristo Servo, os insere na hierarquia para o serviço da salvação do povo de Deus.

Este processo vocacional contará ainda com mais um encontro, onde será apresentado o testemunho da vivência do ministério diaconal na Igreja de Vitória. Após os encontros, os candidatos escolhidos serão encaminhados ao processo de formação específica que se constitui como um caminho de aprofundamento vocacional pela oração, vivência da fé, estudo e constante discernimento para escutar e responder ao chamado de Deus.

Tendo um longo caminho a percorrer, os candidatos necessitam da Oração de toda a Igreja para que se realize o verdadeiro discernimento vocacional e a Luz do Espírito possam decidir-se por Cristo, na Igreja, à Serviço do Reino de Deus.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 4 agosto
sexta-feira 6 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por