Livro: “A justiça em Mateus”

27 outubro, 2022

A interpretação do termo “justiça” no evangelho de São Mateus é o tema que norteia o livro do padre da Arquidiocese de Vitória Arthur Francisco Juliatti dos Santos, que será lançado no dia 23 de novembro, das 19h30 às 21h, no Centro Católico de Estudos (Cecates), em Vitória.  O livro intitulado “A justiça em Mateus: exegese e teologia”, é fruto da pesquisa da dissertação e tese de doutorado do sacerdote e considera que Jesus buscou uma prática de justiça comprometida com os pequenos e pobres.

“Esse livro é fruto da minha tese de doutorado, em Teologia Bíblica. Essa tese eu comecei a escrevê-la em Roma quando estava na Universidade, terminei a pesquisa, e quando retornei ao Brasil defendi a tese na PUC de São Paulo, em 2011. Aí depois as Paulinas iam publicar e acabou não acontecendo e a impressora Paco Editorial pediu e eu cedi a publicação. É um livro público, em geral, voltado para quem quiser aprofundar exegese e teologia”, explica padre Arthur.

A obra é composta por quatro capítulos, tem 364 páginas e apresenta uma proposta de prática evangélica de justiça focada na fraternidade e na misericórdia, trazendo uma reflexão acerca da postura de cristãos comprometidos em promover uma sociedade mais solidária. “São 7 vezes que a palavra justiça aparece no evangelho de Mateus e eu trabalho fazendo uma análise do significado com o qual Jesus usa o termo e aí essa análise compara o que escreveu Mateus com os escritos do Antigo Testamento – até porque Mateus escreve muito na compreensão do antigo testamento – o livro fala um pouco da justiça no sentido da ética, ética humana, da caridade, da misericórdia”.

O livro já está sendo vendido há 15 dias e a primeira edição já esgotou. Para adquirir basta procurar a secretaria da paróquia São Pedro, na Praia do Suá, onde padre Arthur é vigário; a livraria Cordis, em Colatina ou pode encontrar a publicação na Amazon, na versão de livro físico e eletrônico. “Qualquer pessoa que se interesse pelo uso do termo justiça no evangelho de Mateus pode ler o livro, ele é um livro rico em citações, são mais de 350 páginas e tem muito pé de página, para quem quiser aprofundar mais o tema”, conclui o presbítero.

Padre Arthur é Mestre em Teologia pela Pontificia Università Sto. Tommaso d’Aquino – Roma (1994) e Doutor em Teologia pela PUC-SP (2011). Atualmente é Coordenador do Curso de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, Professor no mesmo Instituto e junto ao Seminário Maior D. José André Coimbra de Patos de Minas (MG) e também professor no Instituto Teológico de Governador Valadares. Tem experiência na área bíblica, com ênfase em Teologia Bíblica.

Compartilhe:

VÍDEOS

sexta-feira 26 julho
segunda-feira 29 julho
quarta-feira 31 julho
quinta-feira 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook