Lixo que vira Pão

1 setembro, 2020

O Papa Francisco em 2016 junto com os líderes das Igrejas do Oriente, convocou para um Tempo da Criação de 01 de setembro a 04 de outubro. O motivo pelo qual esse tempo se inicia no dia primeiro de setembro é por causa do início do tempo litúrgico nas Igrejas Ortodóxas. Esse dia passou a ser o dia Internacional de Oração pelo Cuidado da Casa Comum. Papa Francisco escreveu uma mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2020.

Acesse: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-09/papa-francisco-dia-mundial-oracao-criacao-pandemia.html

Aqui na arquidiocese de Vitória algumas iniciativas acontecem, como é o caso do Grupo Fraternidade e Vida, que reúne cristãos da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lançou a campanha Lixo que vira Pão (#LixoQueViraPão), para promover a separação do lixo e a reciclagem entre os cidadãos, apoiando os catadores de resíduos da Grande Vitória. Se faz necessário conscientizar a população para que ela enxergue o catador como seu irmão e ofereça a ele um lixo limpo, que ele poderá vender, se alimentar e ter uma vida digna.

“Esse é um tempo especial, um tempo ecumênico, onde cristãos de todo o mundo estarão agradecendo pelo dom da criação, pela mãe terra, o que o Papa Francisco chama de Casa Comum. Esse ano a Fraternidade e Vida resolveu escolher o tema o lixo que vira pão”, explicou Zezé Roque, uma das organizadoras da campanha.

Participar de grupos como esse, é nos dias de hoje, realizar o milagre na vida de quem precisa. O lixo será transformado em pão para quem necessita. Pode-se afirma que o lixo vira pão. A orientação do grupo é que as pessoas possam separar corretamente o seu lixo seco e úmido, entregando resíduos limpos para os catadores.

“O nosso lixo tem muitos recicláveis, muitas coisas que podem servir de matéria prima. Se cuidarmos do nosso lixo direitinho, separando, limpando e entregando ao catador, o milagre do lixo virar pão pode acontecer”, completou Zezé Roque.

Como participar?

1.  Grave um vídeo como e porque faz a sepração em casa e publique em suas redes sociais com a hashtags #TempodaCriação e #LixoQueViraPão. Os vídeos também podem ser enviados a cnta da organizadora do grupo no Facebook, Zezé Roque https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10217626008348956&id=1441133585&sfnsn=wiwspmo&extid=ocTBVTOOYdkOvJdM

2.  Acompanhe a campanha nas redes sociais promovendo e compartilhando os vídeos publicados. No dia 2 de setembro, será lançado o vídeo de testemunho do Frei Paulo, guardião do Convento da Penha.

3.  Separe o seu lixo seco e leve para o caminhão da campanha que estará recolhendo os recicláveis, todos os sábados (5, 12, 19, 26 de setembro e 3 de outubro), das 10 às 12 horas, na orla da Praia da Costa, em frente à Avenida Champagnat. Caso não possa levar, entregue o lixo seco a um catador que trabalhe no seu bairro ou leve aos postos de coleta das prefeituras.

Veja também:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por