Lumen Gentium: Um olhar da Igreja para dentro de si mesma

29 maio, 2023

Encerrando o primeiro ciclo de encontros baseados na “Lumen Gentium” que propõe um olhar da Igreja para dentro de si mesma, esta 9ª semana tem o tema “Constituição Apostólica Lumen Gentium e o Pilar da Caridade” e os fiéis da Arquidiocese de Vitória são convidados a fazerem um compilado de tudo aquilo que foi estudado e rezado nos encontros anteriores.

Padre Ivo Amorim, que foi o responsável em transformar a “Lumen Gentium” em encontros afirma que este é um momento de recapitulação, uma retomada dos oito capítulos que foram trabalhados. A ideia do “Formando Discípulos Missionários de Jesus” é transformar as constituições apostólicas em encontros oracionais, com sugestões de cantos e leitura do texto da constituição.

A cada dois meses a Arquidiocese de Vitória está disponibilizando um subsídio para que os cristãos se reúnam na oração e estudo do documento. A Lumen Gentium foi trabalhada em abril e maio e ensina sobre amar mais a Igreja presente na história. Padre Ivo explica: “são três os sentimentos da constituição. Apesar de várias correntes na Constituição ela tem um eixo central, uma espinha dorsal que é a perspectiva trinitária que está do começo ao fim. O mistério da trindade aparece do primeiro ao último capítulo, nossa igreja nasce da trindade, caminha na história iluminada pela trindade e a nossa meta é repousar no seio da trindade santa. Depois é uma constituição que olha para a Igreja a partir de sua essência e existência, por isso que ela sofre na história, tem época com mais gente, com menos gente e ela vai porque ela não é obra nossa. E o terceiro aspecto acho que é as duas colunas da constituição que é mistério e instituição como dois braços de uma única realidade. A igreja é mistério, a igreja é instituição”.

O último encontro pode ser feito até o próximo sábado (03) e no domingo (04) começamos a nova fase do projeto Formando Discípulos Missionários de Jesus com encontros baseados na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia. As reflexões do cadernos foram preparadas pelo padre Rodrigo Chagas, coordenador da Comissão para Liturgia e Ministérios da Arquidiocese de Vitória.

Acesse aqui o livro completo “Formando Discípulos Missionários de Jesus – À luz da Lumen Gentium”

Compartilhe:

VÍDEOS

Facebook