Luta e dedicação na construção de Comunidade

11 dezembro, 2021

Capelinha construída no terreno doado pelo senhor Joaquim Honorato

Há pouco mais de 30 anos nascia em Meaípe, a comunidade São Sebastião. Fruto do desejo e do serviço de um povo, que assim como o santo padroeiro, doou sua vida a Deus e a Igreja.

Interior da capelinha

Em dezembro de 1988, um grupo de moradores do bairro Meaípe se reuniu para rezar a Novena de Natal nas casas dos fiéis. Com o término da Novena, surgiu a vontade de continuar com os encontros para rezar o terço. O ponto de encontro era a casa do senhor Joaquim Honorato. Os encontros na casa ficaram conhecidos na região e cada vez mais fiéis estavam participando. Preocupados com a quantidade de pessoas participando, que só aumentava, o senhor Joaquim doou parte de seu terreno para a construção de uma capelinha dedicada à São Sebastião, de quem era muito devoto.

Primeiro tijolo da construção

Com o terreno para a construção da capelinha doado, faltava agora os recursos necessários para a obra. Os fiéis faziam pequenas doações em dinheiro e assim conseguiam organizar festas para conseguirem levantar o dinheiro necessário para a construção. Também surgiam doações de materiais para obra. Em meados de agosto juntou-se alguns tijolos, brita, areia, cimento e ferro com a mão de obra dos fiéis e aos poucos a capelinha foi erguida.

Na época passou a pertencer, assim como as outras comunidades da região, à Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Guarapari. A Paróquia possuía muitas comunidades e por ser um pouco distante do centro da cidade, onde ficava a Comunidade Matriz, as Missas não eram tão frequentes. Então os fiéis se encontram para rezar o terço e acontecia também a Celebração da Palavra.

Primeira Missa em 20 de janeiro de 2002, presidida pelo Monsenhor Tarcísio Anacleto Caliman

Mas o tempo passou e o número de fiéis só crescia. A pequena capela erguida com tanto esforço pela comunidade, já não comportava a todos. Com isso o Monsenhor Tarcísio Anacleto Caliman, pároco na época, apoiou e incentivou a construção de um templo em um lugar mais apropriado, com terreno plano e de fácil acesso. A construção teve início em novembro de 2001 e envolveu toda a comunidade mais uma vez.

Os fiéis ajudam não só com as doações materiais, mas com a sua mão de obra e oração para que a nova igreja ficasse pronta para bem celebrarem a sua fé em Deus. Em janeiro de 2002, quando se celebra a festa de São Sebastião, o Monsenhor Tarcísio organizou uma procissão saindo da capelinha e indo até a nova igreja, ainda em construção. Lá ele celebrou a primeira Missa da comunidade.

Homens, mulheres e crianças ajudando na construção

Aos poucos os fiéis continuavam a construir a igreja. Com muitos apuros, porém, maior ainda era a boa vontade dos homens, mulheres e crianças que doavam seu tempo e esforço para concluir a obra.

No ano de 2014, Dom Luiz Mancilha Vilela instalou em Meaípe a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. A comunidade São Sebastião e outras sete comunidades da região passaram a integrar essa paróquia. Isso motivou ainda mais a comunidade, porque com um número menor de comunidades na paróquia, as Missas passaram a ser mais frequentes. Era administrador paróquia na época o Padre Jairo, que trabalhou para implementar pastorais e movimentos que ainda não existiam na comunidade.

Faixa da igreja construída por incentivo do Monsenhor Tarcísio

Acreditando sempre na melhoria da comunidade, o Padre incentivou e desafiou a comunidade a terminar a obra e adequá-la para melhor receber a quantidade de fiéis que cresciam a cada vez mais. A comunidade não só aceitou esse desafio, como se empenhou como nunca para conseguir doações e para trabalhar dia e noite na obra.

Assim, no dia 20 de janeiro de 2019, exatos 17 anos após a primeira Missa, o nosso Arcebispo Dom Dario Campos, recém-chegado na Arquidiocese, esteve na comunidade para dedicação da Igreja e consagração do altar. Mais do que isso, para celebrar junto com o seu povo essa batalha de fé e dedicação, daqueles que assim como São Sebastião lutaram e entregaram suas vidas a Deus.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 19 janeiro
quinta-feira 20 janeiro
sábado 22 janeiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por