O ano de 2020, que está quase acabando, foi bem atípico e difícil para qualquer cidadão brasileiro. A pandemia do novo coronavirus afetou todas as pessoas, de todas as classes sociais, piorando a situação econômica. E neste ano a Arquidiocese de Vitória criou a campanha CONDIVIDIR com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para ajudar as famílias que passam fome e outras necessidades urgentes. A campanha tornou o trabalho das paróquias muito mais amplo e fortalecido:a CONDIVIDIR potencializou a solidariedade.
Composto por 15 municípios, o território da Arquidiocese de Vitória conta uma população de 1.861.092 habitantes. Foram contemplados pela campanha mais de 7.400 famílias, e um total de 11.551 cestas básicas foram doadas. Somente até o dia 31 de outubro, foram arrecadados em números reais R$ 292.277,92.
Por ser um território extenso, a Arquidiocese é dividida por Áreas Pastorais e na tabela abaixo estão alguns números da CONDIVIR que refletem dados das paróquias que puderam aderir a campanha.
A CONDIVIDIR só pôde ser realizada por conta da generosidade de diversas pessoas, empresas que preocupadas com o próximo ajudaram da forma que podiam. Além, do envolvimento das paróquias no trabalho de arrecadação. Um movimento de amor ao próximo, essencial no projeto da evangelização.
Padre Carlos Conceição é coordenador da Área Pastoral Cariacica e Viana e destaca: “a CONDIVIDIR na nossa área foi nota 10! Chegamos a entrar na 4ª remessa de doações entre as famílias assistidas nas 18 paróquias. Foi um sucesso e inclusive na reunião com os padres da área eu reforcei sobre a importância da campanha. Acredito que que ela deve continuar e deve cada vez mais ser aperfeiçoada. A gente precisa motivar quem tem mais a sempre doar. Com a pandemia muita gente ficou em situação precária, trabalhadores informais foram pegos de surpresa e as dívidas alcançaram muitas famílias. Destaco também que o positivo da campanha foi ter motivado os ricos e empresários a abrirem as mãos”.
Além das doações contabilizadas pela campanha, aconteceram diversas outras formas de solidariedade através de pessoas físicas e juridicas às familias cadastradas.
A Arquidiocese agradece por toda a generosidade envolvida nesta campanha, mas reforça que não encerra esse movimento solidário com a conclusão da CONDIVIDIR. As famílias cadastradas continuarão sendo acompanhadas e o banco de dados será atualizado constantemente. Porém, no clima do advento, a motivação para ajudar ao próximo será por meio de uma nova campanha, a “Natal para Todos”.