Maria mãe de Deus.
À Bem-aventurada Virgem Maria., nós a honramos com seus diferentes títulos, e no Natal e no Ano Novo, nós a homenageamos como “Maria, Mãe de Deus”. Jamais poderíamos falar sobre nossa querida Mãe Santíssima sem experssar admiração. Este é o momento próprio para a saudar como Mãe de Deus, a alegria começar o Ano Novo agradecendo o amor, a grandeza e o esplendor de Nossa Senhora! A festividade da “Solenidade de Maria Mãe de Deus” neste dia 1º de janeiro, nos emociona, nos enche de fé.
Foi historicamente em 1969, que o Calendário Geral Romano começou a celebrar o 1° de Janeiro como a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, fazendo também a referência à Oitava da Natividade.
O papa paulo VI designou o dia como Dia Mundial da Paz em 1974, mãe de Deus e rainha da paz.
Esta celebração tem como propósito de comemorar a importante tarefa de Maria no mistério da salvação (do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo). É também celebrado com o propósito de engrandecer a dignidade único que este mistério confere à Maria, no qual nos faz merecedores em receber nosso Salvador.
Maria é verdadeiramente “Mãe de Deus” porque é a Mãe do eterno Filho de Deus feito homem, que é o próprio Deus (vide Catecismo da Igreja Católica 509).
Viva Maria Santíssima, Santa mãe de Deus
Por, Sérgio Renato