“…mas as minhas palavras não passarão”

14 novembro, 2021

Lucas Muniz I Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. (Mc 13, 26).

Eis que já estamos nos aproximando do final do ano litúrgico e, consequentemente, do início do tempo do Advento. E a Liturgia deste 33° Domingo do Tempo Comum já vem introduzir-nos nas perspectivas escatológicas que nos esperam nesse novo tempo.

Ao longo de todo o ano meditamos a história de Nosso Senhor, seu mistério salvífico, os efeitos que sua primeira vinda, na encarnação, trouxe para toda a humanidade. Agora, refletimos como que em um “prefácio” do Advento, acerca da segunda vinda gloriosa do Senhor, que vem para julgar a terra inteira com justiça e misericórdia.

Bem nos afirma a doutrina católica que o Senhor Jesus voltará de forma gloriosa, com majestade e poder. Como afirmado no Evangelho deste dia (Mc 13,24-32), não sabemos o dia e nem a hora, e por isso devemos estar sempre preparados. É necessário que todos estejamos envoltos em uma vida de sincera vigilância e oração. Vigilância: buscando sempre estar atento a coerência da nossa vida com o Evangelho, com a doutrina do Senhor; e oração: mantendo uma relação de intimidade com Deus, numa busca sincera em amar o Senhor de todo o coração, alma e entendimento.

Devemos estar preparados sempre, pois não sabemos o dia ou a hora em que o Senhor virá, e quando ele vier, espera encontrar-nos na busca incessante pela santidade.

E mesmo que não vejamos esse dia glorioso, chegará para todos nós o dia derradeiro de nossa morte, dia este em que nos encontraremos com o misericordioso e justo juiz. E como também esse dia nos é oculto, devemos estar sempre preparados, numa vida de conversão e penitência, de experiência contínua com a graça e o perdão divino.

Estejamos atentos e preparados, pois o Senhor virá e não tardará. E mesmo que não saibamos quando, o importante é que Ele nos encontre em paz, puros e santos.

Lucas Folador Muniz Pina

Seminarista do 3º ano de Teologia.

Paróquia de Origem: São José – Maruípe – Vitória.

Paróquia de estágio Pastoral: Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara – Vitória.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 8 dezembro
quinta-feira 9 dezembro
sexta-feira 10 dezembro
sábado 11 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por