Materiais para o Dia do Pobre

3 novembro, 2022

Materiais de divulgação do Dia do Pobre já estão disponíveis. Veja na matéria publicada no site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Os organizadores da celebração brasileira do Dia Mundial dos Pobres disponibilizaram mais três materiais para divulgação da data, criada pelo Papa Francisco em 2016. São oferecidos spots de áudio para serem utilizados nas rádios de todo o Brasil. O material contém uma divulgação da jornada, entre os dias 6 e 13 de novembro deste ano, bem como reflexões sobre a cultura do descarte e sobre as causas da miséria.

Neste ano, o Papa Francisco motivou a reflexão para a sexta edição do Dia Mundial dos Pobres a partir do texto bíblico da segunda carta aos Coríntios: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.

Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Além dos spots de rádio, estão disponíveis outros materiais de divulgação, como a identidade visual, cartaz em pdf, arte para camiseta e ilustração oficial da iniciativa. Os organizadores também disponibilizaram o caderno formativo, um subsídio para o VI Dia Mundial dos Pobres.

Confira e baixe os materiais:

📙 Acesse aqui o caderno formativo

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Socio-transformadora da CNBB assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.

Compartilhe:

VÍDEOS

sexta-feira 26 julho
segunda-feira 29 julho
quarta-feira 31 julho
quinta-feira 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook