Mês missionário: “Vida é missão”

O Papa São Paulo VI, logo após o Concílio Vaticano II, disse na carta “Anunciando o Evangelho” (Evangelii Nuntiandi) que: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN 13). Conscientes que nossa primeira razão de ser Igreja é Evangelizar, em todos os ambientes em que estamos, vamos viver com alegria este mês missionário.

Para a leiga consagrada da Comunidade Epifania, Amelinha Carrera que atua na Comissão para Ação Missionária, a Igreja surge do Filho, por obra do Espírito Santo, para participar dessa missão como sacramento universal da íntima união com Deus e da unidade de toda a humanidade. “A missão não é algo optativo, não é uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão”, afirma.

Ela ainda destaca que a origem da natureza missionária da Igreja encontra-se em Deus, fonte do amor. “Esse amor é como uma fonte inesgotável que sempre flui como água viva, que jorra na terra pelo Espírito Santo, que faz parte da criação por meio da Palavra que se tornou carne”.

Em tempos difíceis, tempos de isolamento social, de cancelamento de tantas agendas pastorais, missionárias, de atividades, encontros e formações, a missão não foi cancelada, ela continua, pois, a missão é permanente. Somos convidados a neste tempo olhar menos para o espelho e mais para a janela, onde o mundo precisa de cada cristão.

A nova realidade de isolamento social pede que cada localidade possa encontrar o seu jeito de realizar o mês missionário. A novena missionária, momento importante para rezar e celebrar a missão nas comunidades, ainda pode ser realizada nas famílias, em suas casas.

Em 2020, o Mês Missionário terá como tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). A celebração acontece sempre no mês de outubro e é preparada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) com a colaboração da CNBB, Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional. A temática aborda o convite que todo cristão recebe para defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões.

Tema: A vida é missão | Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Mesmo vivendo um tempo diferente, em que o mundo passa por uma pandemia que mudou nossas relações, a Campanha Missionária em 2020 quer ser um sinal de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária. O tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.

A missão é envio para a salvação que realiza a conversão do enviado e daquele a quem ele se destina. A vida em Cristo é missão. Valorizemos os quatro pilares espirituais apresentados pelo Papa Francisco que orientam nossas iniciativas missionárias: O Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na Igreja; O Testemunho dos santos e dos mártires da missão; A Formação catequética para a missão; e A Caridade missionária.

Sugestões de atividades nas paróquias:

1)   Realizar a novena missionária com os testemunhos da Campanha pelas mídias sociais;

2)   Inserir na novena a histórias dos padroeiros relacionado a temática do mês com vídeos e cards para redes sociais;

3)   Campanha de arrecadação de alimentos/roupas durante o Mês Missionário e ao final distribuir para as famílias carentes ou instituições – gesto concreto.

4)   Cada dia é oferecido um testemunho missionário correspondente ao tema da Novena Missionária. São vídeos que se encontram nos canais de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias. Pelo celular, as ferramentas QRcode e o Aplicativo Zappar são formas de acesso direto a esses vídeos.

5)   Para cada dia da novena é oferecido um texto para ser lido, meditado e rezado. Temos indicado os passos da Leitura Orante da Bíblia. Faça posts nas redes sociais; envie para grupos de whatsapp;

6)   Entre em contato com as famílias da paróquia. Faça um grupo de atendimento pelo telefone, para dialogar, ouvir as pessoas, partilhar a vida e a missão;

Caso a sua paróquia tenha interesse em realizar atividades com a temática proposta ou necessite de assessoria para formação a Comissão para a Ação Missionária da Arquidiocese de Vitória está à disposição, faça contato pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quinta-feira 29 abril
sexta-feira 30 abril
Nenhum evento encontrado!