Missa a 760 metros de altitude em Guarapari

26 abril, 2022

Uma vez por ano, a Paróquia São José, de Guarapari, celebra a Santa Missa a 760 metros de altitude, no Morro do Cruzeiro, em Buenos Aires, Guarapari e atrai muitos fiéis. O lugar é rodeado de belezas naturais e uma vista privilegiada. O cruzeiro foi construído por volta de 1983. Nessa época a comunidade tinha como pároco o Padre Antônio Crescêncio, o mesmo que concluiu a obra da Igreja da Comunidade de Santo Antônio, em Buenos Aires. Conta-se que naquela época, Padre Antônio fazia questão de sempre ter banda tocando em todas as festas, inclusive na do Cruzeiro.

A tradição de subir até a Pedra de Santa Cruz, como antigamente era chamada, é muito antiga. Os fiéis subiam para rezar o terço, a ladainha e para pagar promessas. No livro que conta a história de Buenos Aires, João Bosco Brambati, relata uma graça. “A Anita nos conta que Margarida Carnete, que ficara cega, conseguiu a graça da cura com promessa de subida no Morro do Cruzeiro e, para tanto, foi auxiliada na subida por outras pessoas que a conduziram até o pico do morro.” (Trechos do livro Bons Ares, que fora publicado com a iniciativa de João Bosco em parceria com alguns membros da AMPROBA – Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Buenos Aires.

Hoje o acesso ao morro do Cruzeiro fica em área particular, assim sendo, os proprietários abrem a passagem uma vez no ano para que a tradição continue. Normalmente, a paróquia São José realiza a subida com Santa Missa no dia 1.º de maio.  Excepcionalmente nesse ano, ocorreu no dia 24 de abril, devido ao fato da paróquia estar realizando a festa Paroquial, com novena a São José Operário e dia 1º de maio ser o dia da festa.

A subida é íngreme e leva em torno de duas horas, com trechos entre trilhas, matas e pedras. É necessário ter disposição e calma para realizá-la, mas vale lembrar que, ao chegar no topo, a vista é perfeita e participar da Santa Missa naquele local é inexplicável.

Confira alguns registros:

Veja um vídeo produzido com imagens de drone da região:

 

Confira mais fotos nas redes sociais da paróquia São José:

https://www.instagram.com/paroquiasaojosedeguarapari/

https://www.facebook.com/paroquiasaojosedeguarapari/

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 5 outubro
sábado 8 outubro
domingo 9 outubro
segunda-feira 10 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook