Na manhã desta Quinta-Feira Santa (06) aconteceu a Missa dos Santos Óleos – também chamada de Missa da Unidade – na Catedral Metropolitana de Vitória. Na ocasião, foi abençoado e consagrado pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória Dom Dario Campos, o óleo de oliveira, que será usado na condução dos sacramentos de todas as paróquias da arquidiocese.
Nesta mesma ocasião os presbíteros da Arquidiocese de Vitória renovaram suas promessas sacerdotais, reafirmando sua missão e compromisso com o reino de Deus. A liturgia foi presidida por Dom Dario, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Andherson Franklin e por todos os padres da Arquidiocese.
Dom Dario, começou sua homilia falando sobre a palavra “celebrar” que tem origem latina e significa “célebre” e quer dizer fazer lembrado para não ser esquecido: “logo quanto mais celebrado, mais lembrado e menos esquecido. Essa é uma grande missão nossa como Sacerdote, celebrar, ser lembrado, para ser menos esquecido. Os judeus celebravam a grande festa da saída da escravidão do Egito, a entrada na Terra Prometida para que esta manifestação de Deus fosse sempre lembrada e não esquecida das gerações, para o povo não se esquecer das maravilhosas intervenções de Deus na sua formação e manter-se coeso”.
O Arcebispo voltou a maior parte da sua reflexão para o compromisso dos presbíteros e escolheu três pontos da mesa da palavra, como sinais para os iluminar no segmento a Jesus de Nazaré, e fortalecer seus passos dados no serviço e missão: primeiro no salmo “Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor”; segundo na afirmação do profeta Isaías “o Espírito do Senhor está sobre mim” e por fim o terceiro, nas palavras de Jesus no Evangelho “hoje se cumpriu uma passagem da escritura que acabastes de ouvir”.
“Queridos irmãos presbíteros que no dia de hoje, momento em que renovamos as promessas de nossa ordenação, nos sintamos cada vez mais confirmados pelo chamado e envio do Senhor. Como verdadeiros profetas da esperança, sinais da graça, vozes que clamam por justiça na defesa da vida, principalmente nos que estão em situação de exclusão, dos indefesos, dos empobrecidos, dos esquecidos, dos que estão à beira da estrada”.
Ele também falou sobre a importância da consagração dos Santos Óleos, os do Batismo e da Unção dos Enfermos que foram abençoados e do Crisma que foi consagrado na celebração. “Manifestam nossa comunhão, o serviço presbiteral em favor dos nossos irmãos. Ao levá-los para as paroquias, para as comunidades eclesiais continuamos a missão que o Senhor confiou a sua Igreja de edificar, construir, santificar, conduzir o seu povo amado. Que sejam esses óleos sinais do cuidado do supremo pastor que por nossas mãos traz a presença, a cura, que zela e guarda as ovelhas do rebanho, por isso um cuidado todo especial com os Santos Óleos. Não deixar em qualquer lugar”.
E antes de encerrar Dom Dario ainda destacou que a missa desta manhã mostra que o Clero é apenas administrador de um dom que vem da graça e da Cruz de Cristo. Os Óleos Santos foram distribuídos às paróquias na Secretaria da Catedral após o encerramento da missa.
Confira alguns registros: