MISSA DE ENVIO COM A PASTORAL FAMILIAR

30 janeiro, 2024

No próximo sábado, dia 03 de fevereiro, a Pastoral Familiar da Área Pastoral Vila Velha se reunirá no Santuário do Divino Espírito Santo, para participar da Missa de Envio para os trabalhos pastorais do ano de 2024. A Celebração Eucarística iniciará às 17h e será presidida pelo Frei Adriano.

O convite para participar deste momento de envio se estende a todos os coordenadores, agentes da Pastoral Familiar e seus familiares. O Santuário de Vila Velha está localizado na Rua Cabo Aylson Simões, 762, Vila Velha – ES. 

Participe!

 

CONVITE – SUBIDA AO CONVENTO DA PENHA

A Pastoral Familiar da Área Pastoral Vila Velha realiza mensalmente uma subida ao Convento da Penha. A programação conta com o terço pelas famílias e sempre ocorre no último domingo de cada mês. O ponto de encontro dos agentes e de todos aqueles que desejam participar é na guarita principal que dá acesso ao Convento, às 08h. Após a subida, o grupo participa da Celebração Eucarística das 09h, na Capela.

Em janeiro, esse encontro aconteceu no último domingo (28). Confira alguns registros a seguir.

 

Fotos: Marcelo Matias

 

O QUE É A PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. 

O INÍCIO

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família. No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com os representantes de alguns movimentos e serviços familiares. Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgada a Exortação Apostólica Familiaris Consortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje. Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil, mas, percebe-se que a missão da Pastoral Familiar é muito mais ampla, urgente e indispensável. A Pastoral Familiar poderá contribuir para que a família seja, de fato, lugar de realização humana, de santificação na experiência de paternidade, maternidade e filiação e de educação contínua e permanente da fé (cf. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015, n. 108). Por isso, a família deve ser ajudada por uma pastoral familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso inaugural, Aparecida, 2007, n. 5).

Fonte: CNBB

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 17 julho
quinta-feira 18 julho
sábado 20 julho
domingo 21 julho
segunda-feira 22 julho
Nenhum evento encontrado!

Facebook