Missa dos Quilombos em Cariacica

17 novembro, 2021

No próximo sábado, 20 de novembro, acontece a tradicional Missa dos Quilombos, às 19h30, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Paróquia Bom Jesus, em Cariacica, dentro do Calendário Paroquial. A Igreja está localizada na rua Rei Carlos, sn – Vale dos Reis, ao lado da EMEF Antero José do Nascimento.

Após a Missa dos Quilombos será realizada uma noite cultural com apresentação do Artista Capixaba Godó – história do João Bananeira; Apresentação de Capoeira e para as crianças será realizada às 16h30, a Oficina “A infância e as práticas antirracista” com a Prof. e Mestre em Educação Ione Duarte autora do livro A Boniteza de Ser Criança

Esta missa começou a ser celebrada na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, a partir da proposta da Prof. De História Ana Lúcia Rocha que, recém-chegada ao bairro viu na composição da população os traços da cultura negra, especialmente ditado pela influência do Congo na formação da Região 10, alvo de pesquisa na Área de Educação que aconteceu na EEEFM Theodomiro Ribeiro Coelho, envolvendo as Bandas de Congo de Piranema, Boa Vista e Roda D’Agua de 2010 a 2013.

Assim a proposta realizada em 03 de outubro de 2015, foi acolhida pela Comunidade e pelo Pároco Padre Carlos Antônio Conceição e a Missa da Consciência Negra passou a ser celebrada no dia 20 de novembro e persiste até hoje sempre embalada pelo som dos violões, casacas, tambores e outros instrumentos de percussão. Com uma partilha dos frutos da terra e comidas, ao embalo do Congo e da Capoeira.

A Missa dos Quilombos é também momento de denunciar a situação em que vive o povo negro, o extermínio da juventude, a retirada do acesso à educação, a falta de investimento nas políticas de trabalho e renda, o racismo, a intolerância religiosa e a violência. A Missa dos Quilombos é momento de alimentar a Fé no Deus Criador, com toda criatividade do nosso povo.

Este ano passa a ser chamada Missa dos Quilombos com o traçado da resistência de um povo que sofre, vive a exclusão e a violência, mas, continua a celebrar a esperança da libertação, agradecer os dons e bens dados pelo criador e cultivar a herança de seus antepassados.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook