Missa dos Santos Óleos será celebrada nesta quinta-feira (11)

10 junho, 2020

A Igreja celebra nesta quinta-feira (11) a solenidade de Corpus Christi. Nesta ocasião, acontecerá excepcionalmente na Arquidiocese de Vitória, a bênção dos Santos Óleos e a consagração do Óleo do Crisma. Os padres também farão a renovação de suas promessas sacerdotais, de acordo com decreto do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos. A missa será a partir das 9h na Catedral Metropolitana de Vitória. 

Esta missa é celebrada todos os anos na Quinta-feira Santa, mas em 2020, diante da crise sanitária vivida em todo mundo, precisou ser adiada para o dia de Corpus Christi. Padre Evandro Loureiro Sagrilo é Coordenador da Comissão de Liturgia Arquidiocesana e Mestre de Cerimônias do Arcebispado, e explica que a data tradicional da missa dos Santos Óleos é muito significativa porque a Igreja celebra a Instituição da Santíssima Eucaristia e o Ministério da Ordem. 

E mesmo com a transferência da data, padre Evandro reforça que o simbolismo não será perdido: “Corpus Christi também é um dia muito significativo, pois nós celebramos essa visibilidade da Eucaristia. É o dia em que Jesus Eucarístico sai às ruas em procissão mostrando assim que ele é nosso Senhor, nosso Deus e nós cremos verdadeiramente na sua presença na hóstia consagrada como corpo de Cristo”.

Na Igreja Católica, os óleos são utilizados nos Sacramentos que precisam da unção: o Batismo, a Unção dos Enfermos, o Crisma e a Ordem. Em sua composição são óleos de oliveira, também conhecidos como azeite. O óleo dos catecúmenos e dos enfermos é abençoado e o do Santo Crisma é consagrado, porque ele é usado nas ordenações, na missa de confirmação e nas consagrações das Igrejas e dos altares. 

Como o óleo tem validade, todos anos a Igreja faz o rito de benção e consagração. O óleo que sobra na paróquia é queimado pelos padres e estes levam os vasos na Missa para receber os novos óleos. Com as limitações deste ano, os Santos Óleos serão colocados em frascos e, ao final da celebração, distribuídos e entregues aos padres. Os que não puderem comparecer nessa ocasião poderão retirá-los posteriormente na secretaria da Catedral durante a semana, em horário comercial. 

Curiosidades

> Sempre fica uma reserva dos Santos Óleos na Capela do Batismo da Catedral Metropolitana de Vitória. Quando os óleos dos Sacramentos acabam nas Paróquias, o pároco vai até o local e enche o recipiente para retornar.

> O óleo do Crisma é perfumado para simbolizar o suave odor de Cristo que é exalado pelo Cristão. Quem recebe os Sacramentos da Igreja é ungido e recebe os sinais do Espírito Santo.  

> No Império Romano o óleo e o azeite de oliveira eram usados pelos lutadores e atletas para dar mais agilidade ao enfrentar o seu adversário. Ou seja, quando o adversário vinha para tentar pegar esse atleta e lutador, ele escorregava de suas mãos. Então o significado do Óleo Santo é que ele auxilia os Cristãos na luta contra os adversários como o pecado, a maldade e os sinais de morte do mundo. Além disso, dá a agilidade para enfrentar todas as dificuldades e chegar um dia ao céu com a ajuda da força dos sacramentos. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por