Missa Vespertina da Ceia do Senhor

14 abril, 2022

Rodrigo Simões | Cristo é a nossa Páscoa!

Amados irmãos, com essa afirmação gravada em nosso coração de discípulos do Senhor, iniciamos o Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apresentamos, pois,  uma breve reflexão sobre a liturgia desta Quinta-feira Santa em que se faz memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial pelo mesmo Cristo Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote de Deus Pai.

O que era uma obrigação legal do Antigo Testamento, isto é, celebrar a Páscoa com a imolação de um cordeiro enquanto recordação da saída do Egito rumo à Terra prometida, toma novo significado no Sacrifício de Jesus na cruz. A Páscoa torna-se presencialidade, memória rica e fecunda de um momento único e eterno em que Jesus nosso Senhor, consciente, obedece como servo aos desígnios do Pai e ama-nos até o fim.

Meus irmãos, a Eucaristia torna-se memorial do Sacrifício realizado por Jesus para a  nossa salvação, proclamação da morte do Senhor, até que ele venha. E São Paulo nos recorda, por primeira vez no Novo Testamento o desígnio e a maneira como Cristo se faz presente no meio de nós (cf. 1Coríntios 11, 24-26). Mas nos recorda, também, a necessidade de estar em comunhão com o Senhor para participar do sacrifício eucarístico.

É necessário fazer o mesmo que Jesus fez, fielmente, por mais que sejamos imperfeitos. Para ter parte com Jesus é preciso tirar os mantos que cobrem as nossas misérias que nos disfarçam diante de Deus e nos fazem irreconhecíveis ao brilho de Sua luz. Devemos estar limpos espiritualmente para cear com o Senhor e poder proclamar verdadeiramente que Ele é a nossa Páscoa!

Que o nosso coração permaneça firme na caminhada seguindo os passos de Jesus,  tornando-nos servidores na caridade; proclamemos com todo amor, na solene liturgia da Vigília Pascal, que a Verdade eterna Ressuscitou, Vive e Reina no meio de nós, pela comunhão que fazemos com o Seu Corpo e Sangue!

 

 

Rodrigo Almeida Simões 

Seminarista do segundo ano de Teologia

Paróquia de origem: Nossa Senhora da Conceição, Viana – ES;

Paróquia de pastoral: São Sebastião do Alto Guandú, Afonso Cláudio – ES.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por