Rodrigo Simões | Cristo é a nossa Páscoa!
Amados irmãos, com essa afirmação gravada em nosso coração de discípulos do Senhor, iniciamos o Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apresentamos, pois, uma breve reflexão sobre a liturgia desta Quinta-feira Santa em que se faz memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial pelo mesmo Cristo Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote de Deus Pai.
O que era uma obrigação legal do Antigo Testamento, isto é, celebrar a Páscoa com a imolação de um cordeiro enquanto recordação da saída do Egito rumo à Terra prometida, toma novo significado no Sacrifício de Jesus na cruz. A Páscoa torna-se presencialidade, memória rica e fecunda de um momento único e eterno em que Jesus nosso Senhor, consciente, obedece como servo aos desígnios do Pai e ama-nos até o fim.
Meus irmãos, a Eucaristia torna-se memorial do Sacrifício realizado por Jesus para a nossa salvação, proclamação da morte do Senhor, até que ele venha. E São Paulo nos recorda, por primeira vez no Novo Testamento o desígnio e a maneira como Cristo se faz presente no meio de nós (cf. 1Coríntios 11, 24-26). Mas nos recorda, também, a necessidade de estar em comunhão com o Senhor para participar do sacrifício eucarístico.
É necessário fazer o mesmo que Jesus fez, fielmente, por mais que sejamos imperfeitos. Para ter parte com Jesus é preciso tirar os mantos que cobrem as nossas misérias que nos disfarçam diante de Deus e nos fazem irreconhecíveis ao brilho de Sua luz. Devemos estar limpos espiritualmente para cear com o Senhor e poder proclamar verdadeiramente que Ele é a nossa Páscoa!
Que o nosso coração permaneça firme na caminhada seguindo os passos de Jesus, tornando-nos servidores na caridade; proclamemos com todo amor, na solene liturgia da Vigília Pascal, que a Verdade eterna Ressuscitou, Vive e Reina no meio de nós, pela comunhão que fazemos com o Seu Corpo e Sangue!
Rodrigo Almeida Simões
Seminarista do segundo ano de Teologia
Paróquia de origem: Nossa Senhora da Conceição, Viana – ES;
Paróquia de pastoral: São Sebastião do Alto Guandú, Afonso Cláudio – ES.