Namoro e a beleza do matrimônio

12 junho, 2021

O Papa Francisco dedicou a oração deste mês de junho à “beleza do matrimônio”. No mês em que hoje, dia 12, é celebrado o dia dos namorados no Brasil, o pontífice falou sobre o amor, a importância da família e do apoio incondicional de Jesus a todos aqueles que se comprometem em assumir o Sacramento do Matrimônio. Estes temas são importantes para reflexão dos casais que iniciam um relacionamento.

No vídeo divulgado pelo Vaticano o Papa afirma que “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso” e mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia – em que muitas famílias tiveram complicações – é preciso animar-se: “E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus acompanha-os. O casamento não é apenas um ato “social”; é uma vocação que nasce do coração, é uma decisão consciente para toda a vida, que exige uma preparação específica”.

Além disso, Francisco ainda ressalta que “Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus” e convida a rezar “pelos jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã, para que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência”. “Porque para amar é preciso muita paciência. Mas vale a pena, não é mesmo?”, conclui Francisco.

Todo relacionamento começa pelo namoro e o casal deve ter o objetivo de alcançar o casamento e se tornar uma família, encontrando a sua missão no mundo. E este é caso do publicitário, Giovani Conti e da Engenheira Ambiental, Karen Martins. Eles se conheceram em 2010, participando do mesmo grupo de jovens (Junac), na paróquia Sagrada Família, em Jardim Camburi. No início da história deles não eram muito próximos um do outro, mas em 2016 se conheceram melhor e começaram a se relacionar.

Giovani destaca que se tem alguém que se fez presente desde o início do relacionamento deles, sem dúvida alguma foi Deus: “Nos conhecemos através d´Ele, continuamos o relacionamento na presença d´Ele, atuamos juntos em atividades do nosso grupo, da paróquia e por aí vai. Os melhores amigos meus e da Karen, que nos acompanharam por todo esse tempo, nós conhecemos através do serviço a Deus e vivendo juntos a nossa fé. Não é exagero dizer que sem Deus talvez não estivéssemos aqui hoje, falando da nossa vida e de toda essa história”.

O namoro durou dois anos, mas desde o início o propósito foi o matrimônio, mesmo sem terem tanta consciência disso por um tempo. “O sentimento estava ali, então por várias vezes surgiram conversas sobre casamento e criação de uma família. Primeiro organizarmos a parte financeira e conseguimos, com a graça de Deus, dar entrada no nosso apartamento. Menos de um mês depois Giovanni me pediu em casamento num jantar com alguns de nossos amigos mais próximos e, por incrível que pareça, todos eles nos acompanhavam na caminhada com Deus, participando conosco do grupo de jovens”, conta Karen.

E após um ano e 2 meses noivos, Giovani e Karen se casaram no dia 15 de novembro de 2019, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Bairro de Fátima, Vitória. Hoje eles destacam que “o matrimônio é a materialização de todos os planos de Deus para nossa vida como casal e como família, principalmente. É também uma responsabilidade que Ele colocou nas nossas mãos, para cuidarmos da melhor forma possível. Começou no dia em que dissemos o “sim” um para o outro, e continua existindo em todos os outros dias, sendo tarefa nossa manter esse amor sempre vivo e dando frutos”.

Ano da família

Vale lembrar que Igreja está vivendo o Ano Especial dedicado à família, convocado pelo Papa Francisco na festa da Sagrada Família de 2020 e que começou em 19 de março de 2021 com o lema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.  Essa convocatória coincide com o quinto aniversário da Exortação apostólica Amoris Laetitia e com o terceiro aniversário da Exortação apostólica Gaudete et Exsultate, dando destaque à vocação ao amor que cada pessoa tem dentro de sua casa. Além disso, acompanha outro acontecimento importante: o Ano de São José, que se estenderá até 8 de dezembro de 2021.

Com informações do Vatican News.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
sábado 30 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por